Último dia para completar inscrições no FIES 2021.2 está marcado para esta sexta-feira (6)

Hoje, 6, é o último dia para os jovens se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa foi criado no intuito de possibilitar e facilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. 

Último dia de inscrições no FIES 2021.2 está marcado para esta sexta-feira (6)
Último dia para completar inscrições no FIES 2021.2 está marcado para esta sexta-feira (6) (Imagem: FDR)

As inscrições para o Fies começaram no dia 27 de julho, mas nesta quarta-feira, 4, um novo processo teve início. Se trata da pré-seleção de candidatos, que devem concluir a inscrição até esta sexta-feira, 6, se desejarem garantir uma vaga para o segundo semestre de 2021.

A lista de pré-selecionados no Fies foi divulgada na última terça-feira, 3, e terá uma única chamada. Os interessados podem verificar se foram incluídos ou não nesta relação pelo portal oficial do Fies.

Os demais estudantes que não foram integrados à pré-seleção do Fies estão automaticamente incluídos na lista de espera, que fará convocações apenas em caso de desistência ou descumprimento das regras do programa.

Portanto, não há uma data reservada exclusivamente para a publicação de uma lista de espera, tendo em vista que este processo depende das particularidades de cada caso. Sendo assim, os interessados devem acompanhar periodicamente os resultados. 

A pré-seleção do Fies, bem como nos chamamentos da lista de espera, requer que a inscrição seja concluída em até três dias úteis, contados a partir da data de divulgação da pré-seleção no sistema oficial.

É importante mencionar que, embora não haja previsão para a divulgação de selecionados através da lista de espera, o prazo final para convocação é até o dia 31 de agosto. 

Além do mais, a pré-seleção em si não garante a vaga de graduação por meio do Fies. Isso porque, a contratação do financiamento depende do cumprimento dos demais critérios e análise financeira.

Esta etapa conta com a participação e avaliação das instituições financeiras credenciadas pelo programa, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB).

A oferta integral do Fies é de 93 mil vagas. Contudo, a atual edição do Fies liberou 69 mil vagas para diversas instituições de ensino superior privado por todo o Brasil. A particularidade deste ano se refere ao maior número de vagas no segundo semestre em comparação com os seis primeiros meses do ano.

O número está relacionado à adesão de novas universidades ao programa, o que promove mais chances de aquisição do crédito estudantil.

Criado em 1999, o Fies requer que os interessados tenham participado de, pelo menos, uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, ter feito o exame não é o único requisito, é preciso ter obtido uma média positiva pelo Ministério da Educação (MEC), bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares. 

Normalmente, a média necessária é igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do Enem apenas para treino. 

Além do mais, o Fies é dividido em duas modalidades. A primeira é o próprio Fies gerenciado pelo Governo Federal sem a incidência de juros no caso de estudantes que apresentarem renda familiar mensal de, no máximo, três salários mínimos.

Porém, o percentual de financiamento será baseado no valor do curso junto à renda familiar e encargos educacionais devidos. 

O segundo modelo é o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Neste caso, existem regras específicas que não requerem seleção. Isso porque, o método está ligado a verbas de fundos constitucionais e de bancos privados, gerando a incidência de juros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.