Prazo para contestar auxílio emergencial ainda está aberto?

Contestação do auxílio emergencial ganha novo prazo pelo governo. Na última semana, o Ministério da Cidadania informou que estará abrindo o período de consulta para que a população verifique se receberá a quinta parcela do projeto. Aqueles não inclusos poderão solicitar a revisão de seus dados.

Prazo para contestar auxílio emergencial ainda está aberto? (Imagem: divulgação/Dataprev)
Prazo para contestar auxílio emergencial ainda está aberto? (Imagem: divulgação/Dataprev)

As contestações do auxílio emergencial nada mais são do que um pedido de revisão para o segurado que ficou de fora da folha orçamentária.

Sob a justificativa de evitar fraudes, o governo federal vem abrindo mensalmente um período para que os cadastros sejam revistos.

Nova contestação do auxílio emergencial

Hoje, esse prazo ainda não está disponível. Mas em breve deve estar. De acordo com o calendário para quem é beneficiário do Bolsa Família, o pagamento da quinta parcela do projeto será iniciado no próximo dia 18. Isso significa que os vinculados via CadÚnico também passarão a ser contemplados.

Desse modo, a previsão é de que o período de contestação para quem ficou de fora dessa rodada passe a ser realizado ao longo dos próximos dias. A última data em que o governo encerrou a análise referente ao mês de julho foi no último dia 24.

Para poder fazer o procedimento é simples. Basta acessar o portal do projeto e informar os dados de identificação pessoal. Ao realizar a consulta por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, o sujeito consegue verificar se foi ou não incluso na rodada.

Recebendo a negativa, ele deve selecionar a aba abaixo de contestação e confirmar sei interesse em ter o registro novamente analisado. No entanto, é válido ressaltar que aqueles já negados em julho não podem mais tentar uma nova inclusão.

Calendário de pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial

Até o momento só há as datas de pagamento confirmada para quem é do Bolsa Família. Os demais segurados passarão a receber mensagens de WhatsApp enviadas pela Caixa Econômica com as datas de seus depósitos e saques.

Cronograma de pagamento do Bolsa Família – agosto

NIS 5ª parcela
1 18 de agosto
2 19 de agosto
3 20 de agosto
4 23 de agosto
5 24 de agosto
6 25 de agosto
7 26 de agosto
8 27 de agosto
9 30 de agosto
0 31 de agosto

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.