Cidade de MG ‘adianta’ salários dos servidores usando cartão de crédito

A cidade de MG, Frei Gaspar, passou a permitir que os servidores públicos ‘adiantem’ o salário usando cartão de crédito. De acordo com a Prefeitura, ao Estado de Minas, este esquema não é um empréstimo, mas uma maneira de auxiliar os funcionários que precisam de dinheiro.

Cidade de MG 'adianta' salários dos servidores usando cartão de crédito
Cidade de MG ‘adianta’ salários dos servidores usando cartão de crédito (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com o prefeito Edson Alves (PT), ao Estado de Minas, a iniciativa surgiu depois de diálogos entre os funcionários. Estes trabalhadores que possuíam gastos não previstos no mês utilizavam cartão de crédito convencional como forma de pagamento.

Por conta disso, a prefeitura criou um cartão junto ao crachá de cada servidor. Este produto permitirá que até 30% dos salários sejam utilizados de forma adiantada. O acesso ao valor será a partir do dia 13 de cada mês.

O prefeito ressalta que a medida não causará perda aos cofres públicos e nem aos servidores públicos — já que a quantia é descontada diretamente na folha de pagamento seguinte. Não há cobrança de juros ou tarifa. Por conta disso, este recurso não funcionará de forma igual a um empréstimo.

A prefeitura projeta que até R$ 210 mil sejam movimentados mensalmente. A folha de pagamento de Frei Gaspar tem o custo de R$ 700 mil por mês. Mesmo que este valor estimado pareça pouco, o prefeito alega que a iniciativa poderá auxiliar a movimentar mais o comércio.

Além disso, Alves destaca que a medida poderá motivar ainda mais em momentos de crise econômica, devido à covid-19.

Regra para o cartão de crédito dos servidores da cidade de MG, Frei Gaspar

A única regra prevista é que este cartão é aceito somente no comércio do município — como restaurantes, bares, supermercados e farmácias. Caso a transação seja feita fora de Frei Gaspar, a empresa administradora do cartão bloqueia a operação.

Este mecanismo de bloqueio é possível por conta do rastreamento do CNPJ no ato da transação do cartão.

O prefeito alega que os salários dos funcionários de Frei Gaspar são gastos na cidade vizinha, Teófilo Otoni. Por meio desta novidade, ele espera que o dinheiro permaneça e circule em Frei Gaspar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.