USP abre inscrições para 4,9 mil vagas em 66 cursos gratuitos

A USP abriu as inscrições para cursos gratuitos com especialistas da universidade na área de humanidades, de forma totalmente gratuita, on-line e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos. Trata-se dos cursos de inverno organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Neste ano, serão 66 cursos, com 4.985 vagas.

USP abre inscrições para 4,9 mil vagas em 66 cursos gratuitos
USP abre inscrições para 4,9 mil vagas em 66 cursos gratuitos (Imagem: Canal do Ensino)

De acordo com a instituição, as aulas serão ministradas pelos professores e alunos de pós-graduação da FFLCH (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os temas estão relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação que a faculdade mantém.

Os cursos gratuitos da USP estão divididos em quatro áreas temáticas: Estudos filosóficos, históricos e geográficos, Estudos linguísticos e de tradução, Estudos literários e Estudos de antropologia, política e sociedade.

Os temas de estudo são bastante diversos, alguns relacionados à crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade; e estudos sobre obras e autores da literaturas africanas, alemã, brasileira, francesa, indígenas, inglesa, infantil e juvenil, irlandesa, italiana, latino-americana, norueguesa, russa, dentre outras temáticas.

Como as vagas são limitadas, as inscrições serão realizadas por sorteio e não por ordem de inscrição. Os 66 cursos gratuitos foram divididos em cinco grupos e as datas da inscrição variam de acordo com o grupo no qual o curso está.  

Para participar do sorteio, é necessário acessar o site do Sistema Apolo e selecionar a unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo)”. O curso aparecerá somente na data indicada para inscrição.

Recomenda-se fazer todo o processo pelo computador, já que alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Como informado pela USP, os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo necessário entrar em contato para confirmação.

A forma de inscrição e matrícula foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

USP abre inscrições para 4,9 mil vagas em 66 cursos gratuitos

Ytalo Cantanhede
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estagiou durante 2 anos em assessoria de comunicação na Delegacia da Receita Federal em Recife. Enquanto pesquisador, desenvolveu estudos na Iniciação Científica sobre as mudanças presentes no jornalismo. Além disso, possui experiência em marketing de conteúdo, e atua como Redator na agência RedaWeb e para o portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA