FIES: MEC divulga lista de pré-selecionados; como consultar resultado?

Nesta terça-feira (3), o Ministério da Educação anunciou o resultado da edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que é usado pelo governo federal para financiar cursos de graduação em instituições de ensino particular. 

FIES: MEC divulga lista de pré-selecionados; como consultar resultado?
FIES: MEC divulga lista de pré-selecionados; como consultar resultado? (Foto: Fies)

Os estudantes que desejam saber se foram pré-selecionados, precisam acessar o site fies.mec.gov.br ou o da instituição para qual se inscreveram. 

Essa seleção garante apenas o direito à vaga, a contratação do financiamento está sujeita  às outras regras e procedimentos de formalização de contrato.

Assim, o prazo para complementação das informações se inicia nesta quarta (4) e vai até sexta-feira (6).

Os estudantes que não foram pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera. Levando em conta que não há um novo ranqueamento, depois da publicação do resultado desta chamada única, os estudantes da lista de espera devem acompanhar a pré-seleção.

Assim, os candidatos devem completar a sua inscrição no prazo de três dias úteis, que começam a ser contados um dia após a divulgação da sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.

Neste ano, o Fies oferta um total de 93 mil vagas. Na seleção do segundo semestre, estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior.

Se houver vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC pode fazer nova seleção.

Quem pode ter acesso ao Fies?

Os estudantes que desejam ter acesso ao fundo, é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter realizado uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010,atingindo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

O que é o Fies?

Um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Tipos de financiamento 

O programa tem dois tipos de financiamento:

  • Juro zero: voltado a estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
  • Juros variados (P-Fies): direcionado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!