Certificado digital de vacina da COVID-19: Como funciona e como emitir documento?

Os brasileiros que já completaram a vacinação contra o Covid-19, com um ou duas doses podem obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença. O certificado é emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

Certificado digital de vacina da COVID-19: Como funciona e como emitir documento?
Certificado digital de vacina da COVID-19: Como funciona e como emitir documento? (Foto: Una SUS)

Esse documento é uma comprovação legal da conclusão do esquema vacinal e pode ser usado para aqueles que desejam viajar para o exterior, em países que permitem a entrada de estrangeiros, mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Apesar disso, o certificado não possui validade internacional, assim, fica a critério de cada país aceitar ou não. É recomendado que aqueles que pretendem viajar para fora do país, consultem a informação mais atualizada junto à embaixada do país que deseja ingressar.

Alguns países como Suíça e França anunciaram a abertura de fronteiras para os brasileiros que já estão vacinados. 

No início de julho, a Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou que todos os processos de abertura aceitam viajantes que foram imunizados com uma das 6 vacinas aprovadas.

Essas vacinas são: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.

Hoje,  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. 

O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”

Como emitir?

Para emitir é necessário baixar o aplicativo Conecte SUS no smartphone, realizar o login pelo acesso único do governo federal gov.br e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o seu certificado.

Quais informações estão no certificado?

O documento poderá ser emitido em 3 idiomas: português, inglês e espanhol.

As informações apresentadas são dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde.