CAIXA anuncia lançamento de microcrédito para início em breve

Nesta segunda, 2, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse que o banco irá anunciar no próximo mês um novo programa de microcrédito que será disponibilizado através do aplicativo Caixa Tem. Guimarães explicou que a ideia é conceder um crédito que pode variar entre R$500 e R$3 mil, pré aprovado e com pagamento em 18 a 24 parcelas.

CAIXA anuncia lançamento de microcrédito para início em breve
CAIXA anuncia lançamento de microcrédito para início em breve (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“A gente vai conjugar o final do auxílio emergencial com o começo do programa de micro-crédito para 30 milhões de pessoas e nós vamos conjugar com dois grupos, o grupo que vai receber o Bolsa Família, este grupo não tem condição de pagar, então é uma transferência de renda, e o grupo que tem condição de pagar”, explicou Pedro.

Foi destacado também pelo presidente da Caixa, que no programa de microcrédito, os contratantes saberão exatamente o valor das parcelas que irão pagar.

“Isso é muito importante, porque a maioria das pessoas não consegue fazer o cálculo de juros compostos. O importante  [para a pessoa] é quanto eu vou pagar por mês e se isso cabe no orçamento dela, então esse programa nós já vamos lançar quando for realizar o Bolsa Família. [Quanto ao novo] Bolsa Família, a Caixa Econômica e eu estamos envolvidos na parte operacional, quem realmente está fazendo essa discussão é o Ministério da Cidadania com o Ministério da Economia”, explicou.

Em sua entrevista ao programa Sem Censura da TV Brasil, Pedro falou também de outros temas como financiamento imobiliário, expansão da Caixa, auxílio emergencial e programas de empréstimos para micro e pequenas empresas.

Guimarães considerou que o maior desafio no início de sua gestão no banco foi “romper e deixar claro que a Caixa é um banco da matemática e ao mesmo tempo um banco social”.

Caixa

Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa, é uma instituição financeira brasileira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.