CAIXA libera saque e transferência do auxílio emergencial para nascidos em fevereiro

Após entrar em vigor nesta segunda-feira, 2, o calendário de saques e transferências da quarta parcela do auxílio emergencial segue durante esta semana. Nesta terça-feira, 3, é a vez dos beneficiários nascidos no mês de fevereiro. 

CAIXA libera saque e transferência do auxílio emergencial para nascidos em fevereiro
CAIXA libera saque e transferência do auxílio emergencial para nascidos em fevereiro. (Imagem: FDR)

Essas pessoas fazem parte do grupo geral, composto por desempregados, trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI) e cidadãos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Nos próximos dias, também poderão movimentar os valores os aniversariantes de março e abril, na quarta e quinta-feira, respectivamente.

O calendário de saques e transferências do auxílio emergencial fará uma pausa durante o fim de semana, sendo retomado na segunda-feira, 9, com os nascidos em maio. O cronograma seguirá gradativamente até que os beneficiários nascidos em cada mês estejam autorizados a utilizar o benefício integralmente.

A última data prevista para os saques e transferências do auxílio emergencial é no dia 18 de agosto, para quem nasceu no mês de dezembro.

Vale ressaltar que este cronograma é uma particularidade exclusiva do público geral, pois os beneficiários do Bolsa Família podem movimentar as parcelas no mesmo dia em que são depositadas. 

Isso porque, embora este grupo também tenha direito ao auxílio emergencial, o Governo Federal através dos ministérios da Cidadania e da Economia decidiram manter o esquema original do Bolsa Família.

Isso quer dizer que as parcelas são liberadas com base no dígito final do Número de Identificação Social de 1 a 0, sempre nos últimos dez dias de cada mês. 

De toda forma, o pagamento das parcelas do auxílio emergencial para ambos os grupos é efetuado através das contas poupanças sociais digitais, gerenciadas pelo aplicativo Caixa Tem. A Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu unificar os pagamentos do benefício pela plataforma em virtude das constantes aglomerações nas agências por todo o país. 

Por esta razão a Caixa decidiu criar um aplicativo completo que oferece uma variedade de ferramentas e serviços que vão desde o pagamento de boletos online, chave PIX, recarga de celular, cartão de débito virtual, entre outros.

Ressaltando que a chave PIX pode ser usada a qualquer momento antes da vigência do calendário de saques, desde que não seja para contas da mesma titularidade em outras instituições financeiras. 

Calendário de saques da quarta parcela do auxílio emergencial para o público geral

  • Nascidos em janeiro – 2 de agosto;
  • Nascidos em fevereiro – 3 de agosto;
  • Nascidos em março – 4 de agosto;
  • Nascidos em abril – 5 de agosto;
  • Nascidos em maio – 9 de agosto;
  • Nascidos em junho – 10 de agosto;
  • Nascidos em julho – 11 de agosto;
  • Nascidos em agosto – 12 de agosto;
  • Nascidos em setembro – 13 de agosto;
  • Nascidos em outubro – 16 de agosto;
  • Nascidos em novembro – 17 de agosto;
  • Nascidos em dezembro – 18 de agosto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.