Apostilas de estudo para prova do Encceja são publicadas no Inep

Estudantes que vão fazer as provas do Encceja em 2021 podem contar com um material preparado pelo próprio Inep. As provas do exame de certificação acontecem já nesse mês de agosto em todo o país.

Apostilas de estudo para prova do Encceja 2021 são publicadas no Inep
Apostilas de estudo para prova do Encceja são publicadas no Inep (imagem: INEP/Twitter)

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos se aproxima, e os 1.630.046 inscritos confirmados estão na reta final de preparação.

Pensando na preparação desses participantes, o INEP disponibilizou um material de estudos totalmente voltado aos assuntos das provas.

Com o ENCCEJA 2021, 301.438 inscritos podem conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental e outros 1.328.608 do ensino médio, última etapa da educação básica.

Vale lembrar que o certificado desse exame de certificação é aceito em todos os processos seletivos.

Material de apoio para o Encceja 2021

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira os estudantes poderão encontrar livros para cada uma das áreas cobradas no exame, tanto do ensino fundamental quanto do médio.

Também é possível encontrar livros dos professores com estratégias de ensino dos conteúdos para professores de todo o país.

Os livros trazem todos os conteúdos que são cobrados nas provas e são um suporte importante para os inscritos.

Para o ensino fundamental estão disponíveis materiais de:

Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia.

Enquanto que para o ensino médio os livros vão abordar os assuntos de:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Além disso, no mesmo portal os participantes do exame podem encontrar as provas anteriores. Elas podem ser usadas como material de estudo também ou como forma de consulta, por exemplo.

Quanto ao calendário, a aplicação do exame deveria acontecer no mês de abril desse ano. No entanto, precisou ser adiada por conta da pandemia.

Com isso, a única data divulgada pelo INEP é da aplicação do exame, 29 de agosto, a data de divulgação do gabarito e do resultado ainda será divulgada.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.