Matrículas abertas para aprovados na 2ª fase da CNH Social do Detran-ES

Na última semana, o Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista de selecionados no programa CNH Social. Esses capixabas na faixa etária dos 18 aos 25 anos passaram para a segunda etapa do programa, a de matrículas, que devem ser feitas, exclusivamente, no modelo virtual. 

Matrículas abertas para aprovados na 2ª fase da CNH Social do Detran-ES
Matrículas abertas para aprovados na 2ª fase da CNH Social do Detran-ES. (Imagem: Guia Como)

Para isso, basta acessar o site: www.detran.es.gov.br e clicar na opção ‘CNH Social’. A partir daí, o candidato deve preencher um formulário com uma série de informações pessoais.

Lembrando que o período para se matricular termina no dia 11 de agosto. Se o cidadão perder este prazo, ele será desclassificado do programa CNH Social.

A matrícula é essencial para que o candidato possa acessar o Centro de Formação do Condutor (CFC), responsável pelo início da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) perante o Sistema Renach, além de auxiliar com todos os documentos necessários.

Após concluir a matrícula, o jovem terá 15 dias para se dirigir à unidade mais próxima do Centro de Formação do Condutor para concluir a abertura do Renach. 

Em seguida, o candidato deve realizar a coleta biométrica junto a uma unidade do Detran-ES em até 30 dias, etapa que requer agendamento pelo site: www.agendamento.es.gov.br, além de outros 30 dias para realizar todos os exames médico e psicológico.

Se as etapas mencionadas não forem realizadas dentro dos prazos, o candidato será desclassificado e os suplentes serão convocados. 

A lista de suplentes será publicada no dia 2 de setembro às 12h, também pelo site do Detran-ES, com o objetivo de preencher todas as vagas remanescentes.

Esta etapa do programa CNH Social do Espírito Santo reuniu 57.456 interessados, dos quais 2.500 foram selecionados. 

Essas pessoas estão aptas para adquirir a habilitação nas categorias A ou B, moto e carro, respectivamente, ou alterar para D e E, para van, micro-ônibus, bem como, caminhão e carreta. O programa também permite a inclusão de qualquer uma dessas categorias. 

O período de inscrições na CNH Social ficou disponível entre os dias 13 a 22 de julho pelo site do Detran. Puderam participar: 

  • Pessoas que comprovaram receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estavam desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex-presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

Na oportunidade, o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, ressaltou que o objetivo do programa é promover a oportunidade de trabalho e obtenção de renda através de um meio essencial que agrega no mercado de trabalho.

O diretor ainda lembrou que o número de capixabas interessados em participar da CNH Social foi expressivo, o que em tese é um reflexo da importância e abrangência do programa. 

“Aqueles que foram selecionados nesta lista devem se atentar aos prazos para a matrícula e para os passos seguintes do processo de habilitação e aqueles que ainda não foram selecionados terão uma nova oportunidade na lista de suplentes e também na próxima fase do programa ainda neste ano”, destacou Givaldo Vieira.

https://www.youtube.com/watch?v=4Zd2EojWenM&t=12s&ab_channel=FDR-Finan%C3%A7as%2CDireitos%2CRenda

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Matrículas abertas para aprovados na 2ª fase da CNH Social do Detran-ES

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA