Governo de Pernambuco inicia nova fase de flexibilização nesta semana

Nesta segunda, 2, entrou em vigor no Pernambuco novas flexibilizações do Plano de Convivência com a Covid-19, que determina o funcionamento dos setores sociais e econômicos em meio a pandemia. A partir de hoje, os bares, restaurantes e demais serviços de alimentação podem funcionar das 5h até a meia-noite em todos os dias da semana.

Governo de Pernambuco inicia nova fase de flexibilização nesta semana
Governo de Pernambuco inicia nova fase de flexibilização nesta semana (Imagem: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

“Liberamos recentemente a apresentação musical de grupos com até três integrantes, então os cuidados precisam ser redobrados. E permanece proibida a utilização de pistas de dança”, disse a executiva da pasta, Ana Paula Vilaça.

Ana Paula falou também sobre relatos de desobedecimento das determinações impostos pelo Plano. “Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, disse.

Eventos corporativos 

Os eventos corporativos podem receber mais público a partir de hoje. A capacidade passa a ser de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local (vale o que for menor). O horário limite permanece às 23h.

Lazer, festas e igrejas

Cinemas, teatros, circos, aulas da saudade, colações de grau e cultos ecumênicos também podem receber mais público.  Agora a capacidade é de até 300 pessoas ou 50% do espaço (o que for menor).

Os cinemas e teatros, podem funcionar até meia-noite, durante todos os dias. Esse horário também será aplicado para as atividades esportivas e clubes sociais.

Indicadores da pandemia 

De acordo com André Longo, titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as flexibilizações são uma realidade por conta da melhora contínua nos indicadores da pandemia no estado.

Na Semana Epidemiológica (SE) 29, contabilizada entre de 18 a 24 de julho, foram registrados 606 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à SE 28 e de 34% em relação à SE 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na SE 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior”, disse André.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.