DETRAN-AM envia alerta para donos de 1,1 mil veículos antes de colocar no leilão

Na última quinta-feira (29), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) publicou edital de notificação para os proprietários de 1.130 veículos removidos em blitze do órgão. Essas pessoas têm até o dia 29 de setembro para quitar os débitos e retirar os veículos do parqueamento.

Detran-AM envia alerta para donos de 1,1 mil veículos antes de colocar no leilão
Detran-AM envia alerta para donos de 1,1 mil veículos antes de colocar no leilão (Imagem: Divulgação/Detran-AM)

Segundo o Detran-AM, caso os requisitos não sejam cumpridos, o bem estará sob risco de ir a leilão. Os veículos recolhidos durante a blitz estão na relação do próximo leilão do órgão — que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro.

Assim, o proprietário deve estar atento ao prazo final para regularização dos débitos e da retirada do veículo do parqueamento. A conclusão deve ser feita totalmente até o dia 29 de setembro.

Como recuperar o veículo apreendido pelo Detran-AM

Para retirar o veículo da lista do próximo leilão do Detran-AM, o órgão informa que o primeiro passo é realizar o agendamento no site do Detran-AM, na opção de “Liberação de Veículo Removido”. Nesta página, o departamento indicará os procedimentos necessários para efetuar o processo para atendimento.

No dia do agendamento, a pessoa deverá comparecer ao Departamento Operacional, que fica na sede do órgão. Neste local, o cidadão deverá assinar o termo de ciência da retirada do veículo do leilão.

Após isso, o proprietário terá até o dia 29 de setembro para resolver as irregularidades, pagar todas as dívidas e retirar o veículo do parqueamento. Apenas desse modo que o veículo será liberado para ser entregue ao proprietário.

Cabe destacar que o processo de liberação do veículo inclui o pagamento das taxas e multas em atraso, dívida sobre IPVA em atraso — inclusive os débitos já em dívida ativa do estado —, além de despesas com a remoção e as diárias de parqueamento e demais encargos previstos na legislação.

Lista completa dos veículos removidos pelo Detran-AM

Para encontrar a relação completa dos veículos, basta acessar o site do Detran-AM, no menu “Publicações/Editais”. Para outras informações, o contribuinte poderá ligar para o número (92) 3643-0034.

O edital de notificação do Detran-AM, para os proprietários, está disponível neste link.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.