Calendário do INSS: Quem recebe salário de 2 a 6 de agosto de 2021

Pontos-chave
  • INSS paga salário previdenciário a novos grupos nesta semana;
  • Benefícios com valor igual ou superior a um salário mínimo são liberados pelo INSS;
  • Calendário em vigor termina no dia 7 de janeiro de 2022.

De acordo com o calendário oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), novos grupos recebem os salários previdenciários nesta semana. Do dia 2 a 6 de agosto, serão contemplados os beneficiários que recebem valores equivalentes ao piso nacional, bem como aqueles com direito a quantias superiores. 

Calendário do INSS: Quem recebe salário de 2 a 6 de agosto de 2021
Calendário do INSS: Quem recebe salário de 2 a 6 de agosto de 2021. (Imagem: RCIA Araraquara)

É importante lembrar que o cronograma do INSS segue a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Portanto, no que compete ao calendário destinado a pagamentos correspondentes a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100, recebem esta semana os segurados cujo NIS termina em 6, 7, 8, 9 e 0. 

Por outro lado, o calendário voltado aos beneficiários que recebem quantias superiores ao salário mínimo ampara entre esta segunda-feira, 2, até a próxima sexta-feira, 6, aqueles em que o NIS termina em 1 e 6, 2 e 7, 3 e 8, 4 e 9, 5 e 0.

O calendário foi elaborado ainda em 2020, de maneira que pudesse vigorar oficialmente a partir de janeiro de 2021. 

Através deste esquema, o INSS paga os salários equivalentes às aposentadorias, pensões por morte, além de outros benefícios como o auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros. São eles:

  • Aposentadoria especial;
  • Abono anual ou décimo terceiro salário;
  • Aposentadoria por idade;
  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição atingido;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio Reclusão;
  • Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS);
  • Auxílio acidente;
  • Pensão por morte;
  • Reabilitação profissional;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

O INSS ainda possui um terceiro calendário em vigor. Este cronograma é composto pelos beneficiários que entraram com ações judiciais contra a autarquia solicitando a revisão ou concessão de algum benefício. Desta forma recebem salários com os valores atualizados, além dos atrasados. 

Determinado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), o calendário é o seguinte:

Mês de julgamento da ação Mês de liberação dos valores pelo CJF Mês de pagamento dos atrasados 
Abril de 2021 Maio de 2021 Junho de 2021
Maio de 2021 Junho de 2021 Julho de 2021
Junho de 2021 Julho de 2021 Agosto de 2021
Julho de 2021 Agosto de 2021 Setembro de 2021
Agosto de 2021 Setembro de 2021 Outubro de 2021
Setembro de 2021 Outubro de 2021 Novembro de 2021
Outubro de 2021 Novembro de 2021 Dezembro de 2021
Novembro de 2021 Dezembro de 2021 Janeiro de 2022
Dezembro de 2021 Janeiro de 2022 Fevereiro de 2022

Calendário do INSS

Calendário do INSS: Quem recebe salário de 2 a 6 de agosto de 2021
Calendário do INSS: Quem recebe salário de 2 a 6 de agosto de 2021. (Imagem: INSS)

Percebe-se que nesta semana recebem aqueles com final do benefício de 6 a 0, tanto os que ganham até 1 salário mínimo como aqueles que recebem mais que o piso.

Pente fino do INSS

Os segurados do INSS também devem se atentar quanto ao pente fino realizado pela autarquia a partir deste mês de agosto. A ação tem o objetivo de identificar os benefícios previdenciários pagos indevidamente.7

O foco do pente fino são os segurados que recebem benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. Conforme apurado, este grupo é composto por cerca de 170 mil beneficiários que devem agendar uma perícia médica se forem convocados o quanto antes.

Este grupo faz parte das 732.586 convocações que devem ser feitas pelo INSS nas próximas semanas. A iniciativa inclui a revisão administrativa e de rotina do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Enquanto isso, se tratando dos benefícios por incapacidade temporária, o pente fino se concentrará naqueles que não possuem data para rompimento ou reabilitação profissional.

O pente fino seguirá até o mês de dezembro, e os segurados que forem notificados pelo INSS devem regularizar a situação mediante o agendamento da perícia médica e atualização dos dados cadastrais em até 30 dias. Do contrário, perderá o direito ao benefício, devendo enviar um novo requerimento ao instituto se desejar voltar a receber o salário previdenciário.

Prova de vida do INSS

Terminou na semana passada, o prazo para os segurados do INSS realizarem a prova de vida. O último grupo foi composto por aqueles que executaram o procedimento pela última vez, nos meses de maio e junho de 2020. 

A prova de vida ou renovação de fé, como também é conhecida, é o procedimento pelo qual o segurado do INSS que recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença ou outro benefício previdenciário deve passar.

O procedimento é obrigatório para comprovar que o segurado permanece vivo, e evitar fraudes ou pagamentos indevidos.

A prova de vida costuma ser realizada diretamente nas agências bancárias pagadoras dos benefícios. O processo é bem simples, basta realizar qualquer transação no caixa eletrônico, como um saque, depósito e transferência para garantir a manutenção do recurso.

Se por alguma razão a prova de vida não for realizada, o cidadão terá o salário previdenciário suspenso ou cancelado até que regularize a situação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.