Governo de Goiás anuncia abertura de 5 mil vagas no programa Aprendiz do Futuro

O Governo do estado de Goiás anunciou a abertura de 5 mil vagas de emprego no programa Aprendiz do Futuro. As oportunidades são para jovens de 14 a 15 anos que estão em busca de qualificação profissional, os aprovados terão bolsa auxílio e diversos outros benefícios.

Governo de Goiás anuncia abertura de 5 mil vagas no programa Aprendiz do Futuro
Governo de Goiás anuncia abertura de 5 mil vagas no programa Aprendiz do Futuro (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Programa Aprendiz do Futuro

O novo programa Aprendiz do Futuro do estado de Goiás, consiste na contratação de jovens em busca da sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O anúncio dessa novidade foi pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), em um evento realizado no Palácio das Esmeraldas.

Nessa primeira edição serão abertas 5 mil vagas, distribuídas em todos os munícipios goianos, para jovens de 14 a 15 anos. O edital com todas as informações detalhadas será divulgado na próxima sexta-feira, 6 de agosto.

O projeto é fruto de uma parceira entre o Governo de Goiás e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Ele foi criado com o objetivo de de aumentar a promoção da inclusão social, aumento na renda familiar, melhoria na qualidade de vida e garantia da permanência do jovem na escola.

“O programa tem que ser educativo e profissionalizante. Temos que dar oportunidade a esses jovens. Serão 5 mil jovens que estariam excluídos da possibilidade de serem bons profissionais; que não teriam esperança de galgar uma posição melhor e ter uma condição de vida melhor”, disse o governador.

Sobre o programa

As vagas são exclusivas para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, e, poderão participar àqueles que estiverem dentro dos requisitos abaixo:

  • Ter entre 14 e 15 anos;
  • Estar em vulnerabilidade econômico-social;
  • Ser estudante de escola pública;
  • Ou, ser bolsista;
  • Ter renda familiar máxima de dois salários mínimos.

Os aprovados serão contratados para atuar nos órgãos estudais, nesse período eles terão cursos de qualificação técnica voltada para o mercado de trabalho, além disso, o seu desempenho escolar será acompanhado pelos organizadores do projeto.

Os cursos oferecidos estão entre as principais demandas do mercado e as disciplinas escolares básicas, como português e matemática, serão reforçadas.

Durante o programa, os jovens receberão bolsa auxílio de R$ 516,66, mais os benefícios de vale-alimentação no valor de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme.