Fim dos depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial; saques em breve

Pontos-chave
  • Depósitos da quarta parcela do auxílio emergencial terminam hoje;
  • Calendário de saques da quarta parcela começa na próxima segunda;
  • Calendário da prorrogação do benefício para o público geral ainda não foi divulgado.

Termina nesta sexta-feira, 30, o calendário de depósitos da quarta parcela do auxílio emergencial. Os beneficiados da vez foram os nascidos em dezembro e os beneficiários do Bolsa Família cujo NIS termina em 0. 

Fim dos depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial; saques em breve
Fim dos depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial; saques em breve. (Imagem: FDR)

O primeiro grupo é integrado por desempregados, trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), e cidadãos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Este público possui dois calendários distintos. 

O primeiro é o calendário de depósitos e o segundo o de saques. O cronograma de pagamentos para o público geral foi organizado para liberar os valores de cada parcela de acordo com o mês de nascimento. 

No caso específico da quarta parcela, por exemplo, ela teve início no dia 17 de julho para os aniversariantes de janeiro e foi concluída hoje para os nascidos em dezembro.

Já o calendário de saques da quarta parcela do auxílio emergencial passará a valer a partir do dia 2 de agosto, sendo encerrado no dia 18 do mesmo mês.

Já se tratando do calendário de pagamentos do auxílio emergencial para o Bolsa Família, ele segue a ordem original do programa de transferência de renda. Ou seja, com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS) nos últimos dez dias de cada mês.

Ou seja, os pagamentos da quarta parcela do auxílio emergencial para este grupo começaram no dia 19 de julho para os beneficiários cujo NIS termina em 1 e foram concluídos hoje para o NIS final 0.

A Caixa Econômica Federal (CEF) precisou organizar os pagamentos de tal maneira, pois em 2020, quando o auxílio começou a ser pago em meados de abril, as aglomerações se tornaram constantes.

Isso porque, o número de beneficiários nas portas das agências diariamente, formando enormes filas era gigantesco e incontrolável. 

Prorrogação do auxílio emergencial

Assim que o Governo Federal confirmou a prorrogação do auxílio emergencial mediante o pagamento de mais três parcelas, os beneficiários logo ficaram ansiosos para saber quando os pagamentos seriam efetuados.

A espera acabará em breve, pois o novo calendário referente aos meses de agosto, setembro e novembro já foi elaborado.

Até agora, os únicos cronogramas divulgados se referem aos pagamentos voltados ao Bolsa Família. Isso porque, desde o princípio o Governo Federal decidiu priorizar o calendário original do programa, liberando as parcelas nos últimos dez dias de cada mês, portanto não há segredos. 

Calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial para o Bolsa Família

NIS  5ª parcela 6ª parcela 7ª parcela
1 18 de agosto 17 de setembro 18 de outubro
2 19 de agosto 20 de setembro 19 de outubro
3 20 de agosto 21 de setembro 20 de outubro
4 23 de agosto 22 de setembro 21 de outubro
5 24 de agosto 23 de setembro 22 de outubro
6 25 de agosto 24 de setembro 25 de outubro
7 26 de agosto 27 de setembro 26 de outubro
8 27 de setembro 28 de setembro 27 de outubro
9 30 de agosto 29 de setembro 28 de outubro
0 31 de agosto 30 de setembro 29 de outubro

Calendário do auxílio emergencial para o público geral

Conforme mencionado acima, o único calendário referente à prorrogação do auxílio emergencial publicado até o momento é o do Bolsa Família. O cronograma de depósitos para o público geral será notificado via WhatsApp por mensagens enviadas diretamente pela Caixa Econômica. 

Segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães, a intenção de recorrer ao WhatsApp é justamente o de assegurar o direito à informação de beneficiários que não possuem o acesso constante à internet.

E assim, não conseguem acessar o site oficial da Caixa ou outros portais de notícia que divulgam frequentemente os calendários do auxílio emergencial

Para receber as informações sobre o auxílio emergencial pela Caixa Econômica, é preciso que o número de WhatsApp do beneficiário seja o mesmo que foi informado no ato da inscrição para receber o benefício e, consequentemente, o mesmo cadastrado no aplicativo Caixa Tem. 

Fim dos depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial; saques em breve
Fim dos depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial; saques em breve. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Não é preciso se preocupar com o envio abusivo de mensagens, pois o cidadão terá a opção de optar por receber ou não os avisos sobre os calendários de pagamentos. 

Calendário de saques da quarta parcela do auxílio emergencial para o público geral

  • Nascidos em janeiro – 2 de agosto;
  • Nascidos em fevereiro – 3 de agosto;
  • Nascidos em março – 4 de agosto;
  • Nascidos em abril – 5 de agosto;
  • Nascidos em maio – 9 de agosto;
  • Nascidos em junho – 10 de agosto;
  • Nascidos em julho – 11 de agosto;
  • Nascidos em agosto – 12 de agosto;
  • Nascidos em setembro – 13 de agosto;
  • Nascidos em outubro – 16 de agosto;
  • Nascidos em novembro – 17 de agosto;
  • Nascidos em dezembro – 18 de agosto.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.