Enviou declaração do IRPF até 18 de maio? Restituição caí hoje (30) na sua conta

Nesta sexta-feira (30), o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será pago para 5,08 milhões de contribuintes. Estas pessoas receberão R$ 5,8 bilhões. Entre os cidadãos contemplados neste lote, estão os que enviaram a declaração do IRPF corretamente até 18 de maio.

Enviou declaração do IRPF até 18 de maio? Restituição caí hoje (30) na sua conta
Enviou declaração do IRPF até 18 de maio? Restituição caí hoje (30) na sua conta (Imagem: Montagem/FDR)

De todo o valor previsto para este lote, mais de R$ 354 milhões serão direcionados aos contribuintes que possuem prioridade legal.

Neste grupo, há 13,9 mil idosos acima de 80 anos; 95,2 mil entre 60 e 79 anos; 8,9 mil com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 36,6 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, há 4,9 milhões de cidadãos não prioritários que entregaram a declaração corretamente até o dia 18 de maio deste ano. O terceiro lote ainda abrange as restituições residuais de exercícios anteriores.

Consulta da declaração do IRPF

Para verificar se teve a declaração liberada para receber a restituição do Imposto de Renda, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Por meio do portal e-CAC, contribuinte poderá verificar se há pendências que impossibilitam o pagamento da restituição — como malha, por exemplo.

Se alguma inconsistência for identificada, a pessoa deverá enviar uma declaração retificadora, com a correção das pendências. Vale destacar que as restituições de declarações com inconsistência (em situação de malha) são disponibilizadas somente após as correções feitas pelo contribuinte.

A Receita Federal também permite a consulta rápida das declarações por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. Este sistema está disponível para Android e iOS.

Pagamento da restituição do IRPF

Conforme o calendário da restituição, os pagamentos estão divididos em cinco lotes. O período acontece entre maio e setembro. O depósito do dinheiro acontece na conta bancária informada da declaração do IRPF.

Caso o crédito não seja feito por algum motivo — como devido à conta desativada, por exemplo — os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O crédito poderá ser reagendado pelo Portal BB. Também há a possibilidade de ligar para a Central de Relacionamento BB, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após este prazo, se a pessoa não resgatar a restituição, ainda será possível requerer pelo portal e-CAC.

Cronograma de pagamento da restituição do IRPF

  • 1º lote — 31 de maio
  • 2º lote — 30 de junho
  • 3º lote — 30 de julho
  • 4º lote — 31 de agosto
  • 5º lote — 30 de setembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.