Plano SP vai excluir limite de horário para funcionamento dos comércios

Nesta quarta, 28, o governo do Estado de São Paulo, estabeleceu novas flexibilizações no Plano São Paulo, permitindo o retorno gradual e seguro das atividades econômicas. Também foi anunciado que a partir do próximo dia 17, todas as restrições de horário serão extintas.

Plano SP vai excluir limite de horário para funcionamento dos comércios
Plano SP vai excluir limite de horário para funcionamento dos comércios (Imagem: UOL)

Neste momento, todo o estado de São Paulo está na fase de transição do Plano SP. Esta fase que está em vigor desde o último dia 9, termina no próximo sábado, 31. 

Já entre os dias 1º e 16 de agosto, todo o comércio e atividades econômicas podem receber até 80% da capacidade total. As flexibilizações foram possíveis graças ao avanço na vacinação contra o coronavírus em todo o estado e na queda no número de internações. 

Até esta terça-feira (27), a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 era de 54% no estado e de 49,6% na Grande São Paulo.

Regras entre 1º e 16 de agosto 

De acordo com o comunicado desta quarta, o governo estadual aumentou o horário de funcionamento e a capacidade máxima que as atividades econômicas podem receber a partir do próximo domingo.

O horário de funcionamento foi estendido até às 00h e a capacidade máxima de atendimento subiu de 60% para 80%. Estas determinações seguem até 16 de agosto. 

O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser encerrado às 23h, com atendimento até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem seguir obedecendo os protocolos de segurança sanitária determinados no Plano SP.

Retomada segura a partir de 17 de agosto

Após todos os adultos serem vacinados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus, todo o estado de São Paulo ficará livre das restrições de horário e capacidade nos estabelecimentos. Esta fase foi batizada de retomada segura.

O governo espera eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%. Porém, com as regras de uso de máscaras, distanciamento e protocolos de higiene em vigor no estado.

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária permanecem iguais as da fase de transição e abrangerá os 645 municípios.

As prefeituras continuarão tendo a autonomia para determinar a rigidez de restrições caso os indicativos locais da pandemia e a capacidade hospitalar piorarem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.