Doria faz nova antecipação e adolescentes receberão 1ª dose da vacina em agosto

O governador de São Paulo (SP), João Doria, fez um comunicado referente a uma nova antecipação no calendário que permitirá a aplicação da vacina contra a Covid-19. O Estado estabeleceu novas metas, sendo que todos os adultos sem comorbidades devem receber a primeira dose até a primeira quinzena de agosto.

Doria faz nova antecipação e adolescentes receberão 1ª dose da vacina em agosto
Doria faz nova antecipação e adolescentes receberão 1ª dose da vacina em agosto. (Imagem: Poder 360)

A previsão inicial era para que a vacinação deste público fosse concluída no dia 20 de agosto. Enquanto isso, os adolescentes na faixa etária entre 12 a 17 anos que teria início no dia 23 de agosto também foi antecipada, com a probabilidade de receberem a vacina a partir do dia 20 de agosto.

O novo calendário de vacinação estadual de São Paulo deve ser publicado oficialmente nesta quarta-feira, 28. 

Antes da divulgação, o calendário precisa ser aprovado pelo plano logístico de aplicação de doses. Em justificativa à nova antecipação para a aplicação da vacina contra a Covid-19, o Governo de São Paulo publicou uma nota reforçando que não mede esforços para cumprir a meta de agilizar o calendário sempre que possível, distribuindo as doses regularmente para os municípios paulistas. 

Até o momento, o Estado de São Paulo já conseguiu imunizar cerca de 25,3 milhões de paulistas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Enquanto isso, a segunda dose já chegou a 8,3 milhões de adultos, dos quais, um milhão receberam a dose única da Janssen.

Também existem expectativas quanto à flexibilização das normas de restrição perante o Plano São Paulo. A intenção é ampliar o funcionamento do comércio, bares e restaurantes, tanto em questão do funcionamento quanto na capacidade de movimentação.

Hoje os bares, restaurantes, shoppings e serviços gerais funcionam até às 23h com 60% de ocupação. 

No último domingo, 25, a capital paulista suspendeu a aplicação da vacina contra a Covid-19 para adultos com 28 anos ou mais. Este grupo seria imunizado a partir de amanhã, 29, porém a cidade de São Paulo passou apuros com a falta de doses nos últimos dias.

Nesta terça e quarta-feira, 27 e 28, respectivamente, foram imunizados os adultos com 29 anos de idade. Este grupo é composto por, aproximadamente, 143 mil paulistas que devem apresentar o documento de identidade original com foto e comprovante de residência ao receber a vacina contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de SP, o calendário estadual prevê a vacinação de adultos na faixa etária de 25 a 29 anos a partir do dia 5 de agosto.

“A Secretaria de Estado da Saúde encaminhará para todos os municípios novas doses em tempo oportuno para a vacinação deste grupo, de acordo com o calendário estabelecido. Neste momento estão sendo vacinadas as pessoas entre 30 e 34 anos”, declarou a pasta em nota.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.