MEI precisa abrir uma conta corrente para pessoa jurídica?

Em meio a pandemia do coronavírus, muitos brasileiros começaram a trabalhar por conta própria e abriram seu MEI (microempreendedor individual). Por conta disso, muitas dúvidas sobre o assunto acabaram surgindo e entre elas está essa: o MEI precisa ter conta jurídica? Saiba aqui.

MEI precisa abrir uma conta corrente para pessoa jurídica?
MEI precisa abrir uma conta corrente para pessoa jurídica? (Imagem FDR)

O MEI não precisa ter uma conta jurídica e pode receber seus ganhos do contratante ou de seus serviços prestados através de sua conta pessoa física.

Conta jurídica 

As contas PJ são contas bancárias voltadas para empresas e sua identidade é o CNPJ. O MEI não é obrigado a ter uma conta PJ, porém é uma excelente maneira de separar os gastos pessoais dos da empresa, deixando a gestão do negócio muito mais organizada. 

MEI e a conta PJ

Toda empresa MEI possui um CNPJ e pode abrir uma conta PJ. Com ela, a gestão do seu negócio fica mais fácil, pois é possível organizar pagamentos e recebimentos e ainda fazer a conciliação bancária, comparando entradas e saídas com o extrato bancário.

Muitas empresas quando decidem abrir a conta PJ preferem fazer pagamentos em conta no nome da empresa. Existem fornecedores que exigem a conta jurídica. Este tipo de conta traz ainda mais credibilidade para seu negócio. 

Por fim, abrir uma conta jurídica estabelece um relacionamento com o banco para realizar empréstimos no futuro quando necessitar de investimentos em seu negócio.

O histórico do cliente de boa atuação no mercado e de pagamentos em dia pode lhe render taxas reduzidas.

Abrir uma conta PJ logo de início?

Na conta da empresa serão lançados todos os pagamentos, receitas e movimentações. No extrato da pessoa jurídica constará todos os documentos sobre os gastos e receitas diárias. A contabilidade da empresa recebe também todos os meses estas informações.

Com tudo isso, a recomendação é que a conta PJ seja aberta logo no início do novo negócio. Esta ação vai deixar a escrituração contábil dentro da lei e o empreendedor além de se beneficiar dos vantagens oferecidas, não correrá o risco de misturar os patrimônios.

Existem muitas outras vantagens de ter uma conta PJ para sua empresa. Então quando decidir abrir um novo negócio, já abra sua conta evite problemas posteriores.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

MEI precisa abrir uma conta corrente para pessoa jurídica?

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA