Nova parcela do auxílio alimentação de Curitiba é liberada. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal estará enviando os R$ 70 através do programa de incentivo a nutrição. Desenvolvido para minimizar os impactos do novo coronavírus, ele permite com que a população faça feira nos Armazéns da Família.
O governo federal vem concedendo as parcelas do auxílio emergencial, mas ainda assim é preciso que prefeitos e governadores fomentem políticas públicas sociais. Diante da permanência do novo coronavírus, os moradores carentes de Curitiba estão recebendo ajuda de custo por meio do auxílio alimentação.
Como funciona o auxílio alimentação?
Destinado exclusivamente para as famílias em situação de extrema pobreza do grupo 1, o projeto vem liberando um crédito de R$ 70 para que a população consiga fazer comparas para suas casas.
Em funcionamento desde o mês de abril, o auxílio atualmente beneficia cerca de 29,3 mil famílias que estão cadastradas nos Armazéns da Família. Para poder ser um beneficiário é preciso:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
- Ser atendido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura.
“Caso haja famílias que ainda não fazem parte do CadÚnico, mas precisam do auxilio alimentar, elas devem procurar o Cras da sua região para se inscrever”, explica o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.
Uma vez em que os cadastros são aceitos, os titulares passam a receber os cartões com o crédito posteriormente autorizado para a realização de suas compras.
Funcionamento dos Armazéns
Para otimizar a execução do projeto, a Prefeitura vem fazendo sua integração com os 34 postos de Armazéns da Família. Os estabelecimentos fornecem mais de 350 itens entre gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza.
A concessão do auxílio vem sendo aprovada sob a administração da Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Finanças.
Dias e grupos das famílias beneficiadas com a quarta parcela
- Grupo 1 – a partir de 27/7
- Grupo 2 – a partir de 03/8
- Grupo 3 – a partir de 10/8
- Grupo 4 – a partir de 17/8
- Grupo 5 – a partir de 24/8