Volta às aulas para rede municipal ganha mais adesão em todo Brasil

Com a autorização de diversos governadores, as redes municipais de ensino em vários estados se preparam para a volta às aulas. As medidas de prevenção ao Covid-19continuarão a ser utilizadas e cada município deve criar seus próprios protocolos.

Volta às aulas para rede municipal ganha mais adesão em todo Brasil
Volta às aulas para rede municipal ganha mais adesão em todo Brasil (Imagem/Reprodução: Revista Crescer)

Após o pontapé de retomada das aulas presenciais feito por estados como Santa Catarina, Amapá, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, vários outros retornarão suas atividades em breve.

Com a autorização de retomada das atividades presenciais em 12 estados, mais o Distrito Federal, vários municípios devem iniciar as atividades presenciais.

O retorno das aulas presenciais tem sido feito por diferentes líderes. No entanto, é uma decisão que deve ser tomada levando em consideração diversos aspectos.

E não pode ser tomada de forma nacional, afirma o presidente dos conselhos nacionais de secretários de Educação (consed), Vitor de Angelo, do Consed:

“Nenhuma medida vale para todo o país, uma vez que o enfrentamento da pandemia não foi coordenado nacionalmente. E, também, tendo em vista que a situação da pandemia é diferente de um estado para o outro, a partir de uma avaliação regional, cada secretário de estado da Saúde, assim como o secretário de Educação, poderão tomar essa decisão do ponto de vista sanitário e implementá-la dentro das escolas”, afirmou ele.

O que se tem são recomendações feitas pelas lideranças nacionais, por exemplo, o Ministro da Educação Milton Ribeiro.

“O Ministério da Educação não pode determinar o retorno presencial das aulas, caso contrário eu já teria determinado”, pontuou o ministro.

Volta às aulas na rede municipal de todo o Brasil

De acordo com dados obtidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), vários municípios brasileiros se organizam para a retomada da educação presencial; confira:

  • – 1.226 Cidades organizam a volta às aulas já para o mês de agosto;
  • – 939 Municípios as aulas presenciais já foram iniciadas;
  • – 563 Localidades ainda estão sem previsão de retorno.

A pesquisa foi realizada até a última semana em 57,1% do número total de cidades brasileiras.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.