Novo grupo ganha chance de conseguir CNH grátis no Rio de Janeiro

Os cidadãos com deficiência e que precisam tirar ou realizar a renovação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitar a primeira ou segunda via da identidade no Rio de Janeiro, podem pedir a isenção da taxa de emissão. 

Novo grupo ganha chance de conseguir CNH grátis no Rio de Janeiro
Novo grupo ganha chance de conseguir CNH grátis no Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução / Portal Goiás)

O Detran-RJ informou que o benefício está previsto na lei e que as pessoas que forem reivindicá-lo devem abrir um processo administrativo apresentando um laudo médico que ateste esta condição.

Além disso, é necessário apresentar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Nas situações que envolvam a CNH, também será exigida que a cópia do documento vencido seja anexada.

Os interessados precisam abrir o processo na sede do Detran-RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

Esse processo para tirar o documento de identidade é realizado inteiramente pela internet através do portal do Detran. É necessário a apresentação do laudo médico que conste o tipo e o grau de deficiência.

De acordo com o Detran, não é possível emitir a CNH diferenciada, sem que haja laudo médico.

Parceria com startup para débitos parcelados

Uma startup criada em Brasília, chamada Zapay é especializada no  parcelamento de débitos de veículos. Com isso, a empresa firmou um convênio e possui acesso autorizado em 24 Detrans, incluindo o Detran-RJ.

Assim, com ela os contribuintes podem parcelar débitos como IPVA, DPVAT, multas e licenciamento em um único lugar, e em até 12 vezes no cartão.

Como pagar seus débitos?

Para realizar o pagamento do débito é necessário entrar na Loja de Benefícios do aplicativo, clicar na seção da parceria com a Zapay e inserir a placa do seu veículo. Após isso, você verá todos os débitos em aberto e que podem ser quitados por você.

Após isso é só selecionar os débitos que deseja pagar e ir para a opção de cartão de crédito. Vale lembrar que o pagamento pode ser feito à vista ou em até 12 vezes. Após o pagamento, pode demorar de 12 a 48 horas úteis para o débito ser quitado junto ao Detran.