O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou os serviços que podem ser realizados de forma presencial nas agências da Previdência Social. O objetivo é atender as demandas que não são resolvidas de forma remota, direto nas agências. Mas, é preciso agendar pelo telefone ou pelo aplicativo.
Esse serviço está sendo chamado de atendimento especializado, e vai atender o público que não conseguiu atendimento presencial por conta da pandemia do Covid-19.
O que levou o órgão a restringir o acesso aos postos para a execução de tarefas específicas, como o cumprimento de exigência e perícias médicas.
Uma coisa que aparece na nova regra como justificativa para o cidadão ir até a agência é a “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.
Idosos acima de 80 anos e deficientes visuais e auditivos, também aparecem entre os autorizados a requisitar o atendimento presencial.
Como agendar atendimento no INSS?
O serviço pode ser agendado pelo cidadão no telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário. E, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.
O agendamento poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.
On-line, o cidadão deve seguir o passo a passo:
- Entre no aplicativo ou site;
- Clique em “Agendamento/requerimentos”
- Escolha o serviço desejado;
- Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
- Preencha os dados necessários sobre o benefício;
- Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
- Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.
Meu INSS
O MEU INSS é a central de serviços para os segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.
Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.
O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.
Desde o ano passado, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou. Agora, funciona com a unificação de portais do governo.
Se o usuário ainda não for cadastrado é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.