Trabalhadores da cultura têm auxílio emergencial prorrogado após ordem do governo

Governo federal prorroga concessão de novo auxílio emergencial. Além de estender o tempo de pagamento do coronavoucher, o presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar um decreto que mantém a liberação de um abono financeiro para os trabalhadores vinculados a atividades culturais. Entenda mais abaixo.

Trabalhadores da cultura têm auxílio emergencial prorrogado após ordem do governo (Imagem: Renato Spencer/Fundarpe)
Trabalhadores da cultura têm auxílio emergencial prorrogado após ordem do governo (Imagem: Renato Spencer/Fundarpe)

Com a pandemia do novo coronavírus, o governo federal passou a liberar uma série de benefícios para os brasileiros afetados financeiramente.

Os trabalhadores da cultura, contarão com novas parcelas do auxílio emergencial validado através da regulamentação da lei Aldir Blanc.

Detalhes do auxílio

O texto pontua que todos os governos estaduais devem se responsabilizar pela concessão de pagamentos para os trabalhadores da cultura. Desse modo, cada gestão deve realizar análises para prestar contas a União sobre os valores repassados para esse grupo.

“No prazo de 180 dias, contado da data do reinício das atividades, considerada a análise epidemiológico-sanitária de cada Município e região, as entidades ficam obrigadas a garantir como contrapartida a realização de atividades destinadas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas ou de atividades em espaços públicos de sua comunidade, de forma gratuita, inclusive apresentações ao vivo com interação popular por meio da internet, em intervalos regulares, em cooperação e planejamento definido com o ente federativo responsável pela gestão pública cultural do local. Na hipótese de reprovação das prestações de contas, os Municípios e o Distrito Federal adotarão as medidas necessárias à recomposição de eventual dano ao erário, sem prejuízo da responsabilização do beneficiário”, diz trecho extraído da publicação”, diz trecho do decreto

Isso significa dizer que o tipo de auxílio a ser liberado varia por região. Em Pernambuco, por exemplo, o governo do estado vem liberando abonos para os profissionais culturais afetados pela não realização das festas juninas. O mesmo vem sendo aplicado para os artistas do carnaval.

É válido ressaltar que o segmento de cultura vem sendo um dos mais afetados com a pandemia, tendo em vista o impedimento na realização de eventos de grande porte.

Até o momento, parte significativa do país permanece sem previsão para o retorno de festivais, feiras culturais e demais atividades.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.