Score no Serasa: Motivos que diminuem sua pontuação de crédito

O Score de crédito é uma pontuação que todos os consumidores brasileiros possuem. É através do score que as empresas analisam o perfil do consumidor e concedem cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outras coisas. Porém, existem práticas que prejudicam sua pontuação e o acesso aos serviços citados acima. Conheça alguns deles.

Score no Serasa: Motivos que diminuem sua pontuação de crédito
Score no Serasa: Motivos que diminuem sua pontuação de crédito (Imagem Serasa)

Score de crédito

A pontuação em todos os birôs de crédito, como SPC Brasil, Serasa Experian, Quod e Boa Vista, é medida da seguinte maneira: e 0 a 1000, sendo que quanto menor, maior o risco de inadimplência. Quanto maior a pontuação, menor o risco de não pagamento.

Fatores que prejudicam o Score 

Existem diversos fatores que prejudicam sua pontuação. Todas as informações que elevam ou diminuem seus pontos estão em seu relatório de crédito.

Os dados são levantados segundo a forma que cada consumidor lida com as finanças. Veja algumas razões que podem reduzir seus pontos.

  • Pagar atrasado 

Caso o consumidor esteja com algum débito em aberto por mais de 30 dias, é possível que o credor já tenha comunicado os gestores de crédito a respeito da dívida, em especial  do novo Cadastro Positivo. Certamente isso impacta no score.

  • Pedidos de crédito 

Solicitações de crédito ao mercado impactam diretamente seu score. Sendo assim, a partir do momento que você fizer um pedido de crédito, seu score poderá ser prejudicado.

Porém, fique tranquilo pois essas informações influenciam no máximo ao longo de três meses. Após este período, seu score volta a crescer. Uma dica é pedir crédito somente quanto estiver com um bom score.

  • Contas não pagas 

Se você deixou de pagar alguma conta, uma informação negativa pode entrar em seu relatório de crédito. A informação pode ser remetida para os birôs de crédito, prejudicando automaticamente sua pontuação.

Dicas para aumentar seu score

Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter seu score alto. Manter contas de consumo básicas em seu nome como luz e energia e sempre pagá-las em dia também é uma dica importante.

É recomendado por algumas empresas realizar pagamentos com cartões de crédito e sempre pagar as faturas em dia e sempre manter as rotinas financeiras.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.