Linx entra no mercado automotivo com lançamento de nova plataforma

As startups voltadas para o mundo dos softwares já conhecem o terreno e já nascem prontas para se juntar com outros ferramentas utilizadas pelos clientes. A Linx, empresa focada em tecnologia de varejo, decidiu apostar nesta tendência e está lançando sua plataforma aberta que logo de início, já permite mais de 2.000 conexões.

Linx entra no mercado automotivo com lançamento de nova plataforma
Linx entra no mercado automotivo com lançamento de nova plataforma (Imagem: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini)

Renato Lass, diretor do segmento automotivo da Linx, disse em entrevista ao Exame IN, que a estratégia é que esta plataforma aberta funcione como uma alavanca de crescimento para o negócio. 

“Queremos estar no maior número possível de estabelecimentos, se oferecemos uma solução fechada, a dificuldade de integração se torna uma barreira”, disse.

A Linx decidiu lançar a novidade através do setor automotivo, cujo a empresa possui cerca de 3.000 clientes. O motivo da escolha foi a complexidade, uma vez que, uma concessionária reúne quatro negócios em um: vendas de peças, serviços, carros novos e usados. 

Geralmente, estes negócios dependem de vários sistemas para dar conta de todas as frentes de operação e acabaram sendo beneficiadas por um software aberto a integrações.

A plataforma, que recebeu o nome de Linx Smart API, está sendo desenvolvida há dois anos e já foi testada por seis clientes da companhia antes do lançamento oficial da novidade.

“O objetivo é permitir que o cliente e seus parceiros tenham facilidade para se conectar a nossa plataforma de ERP, sem precisar desenvolver os caminhos do zero”, afirmou Renato.

No site da Linx, os clientes e demais empresas encontrarão o catálogo de conexões para consultar. Se alguma empresa cliente desejar acrescentar alguma funcionalidade ao sistema de gestão, basta contatar a Linx, que possui pessoal qualificado para auxiliar na parte tecnológica.

Lass afirmou que a novidade abre um caminho de muitas possibilidades, como a integração de soluções para administrar catálogos de vendas pelo WhatsApp, automatizar atividades repetitivas, norte outras coisas.

Neste início, as integrações mais comuns não terão custo para os clientes, somente algumas mais complexas serão cobradas pelo custo de desenvolvimento.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.