Vale a pena abrir uma conta digital? Bancos grandes ainda são os preferidos

Diante do cenário de pandemia de covid-19, as instituições bancárias têm buscado cada vez mais oferecer serviços digitalizados aos clientes. Para tornar a experiência dos usuários mais práticas, diversos bancos do Brasil disponibilizam contas digitais. Entenda se vale a pena abrir uma conta digital.

Vale a pena abrir uma conta digital? Bancos grandes ainda são os preferidos
Vale a pena abrir uma conta digital? Bancos grandes ainda são os preferidos (Imagem: Startup Stock Photos/Pexels)

Como forma de facilitar o relacionamento com os clientes, os bancos, em geral, apostam na tecnologia. Segundo uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras investiram R$ 8,9 bilhões em tecnologia no ano passado.

Ao considerar o meio tecnológico, os bancos digitais têm apresentado grande destaque nos últimos anos — por meio de serviços mais práticos aos usuários.
Apesar disso, os grandes bancos ainda lideram em número de clientes.

De acordo com o Banco Central (BC), no primeiro trimestre, as cinco principais instituições financeiras são:

De qualquer forma, tantos os bancos digitais quanto os bancos tradicionais seguem investindo em serviços financeiros por meio de canais digitais.

No caso da oferta de conta digital, os usuários dos bancos podem realizar a abertura da conta pela internet, sem a necessidade de comparecimento a uma agência física. Além disso, o gerenciamento da conta pode ser feito de forma online durante o dia a dia.

Vale a pena abrir uma conta digital?

A abertura de uma conta digital surge como uma alternativa mais prática para realizar operações financeiras. Por meio do uso de um aplicativo ou site, o cliente terá condições de administrar o dinheiro.

Por conta disso, este serviço se torna menos burocrático durante o cotidiano. Devido à facilidade de relacionamento, as contas digitais tendem a causar menos custos das contas tradicionais.

Vale destacar que as tarifas cobradas variam conforme o banco. Sendo assim, caso decida abrir uma conta digital, é importante verificar quais são as cobranças feitas pelo banco desejado. Além disso, vale pesquisar se o respectivo banco oferece os serviços que mais se adequam às necessidades do dia a dia.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.