STF analisa pedido para suspender perícia médica como regra do auxílio doença

INSS pode passar a conceder o auxílio doença sem perícia médica. Em junho, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um PL que tem como objetivo obrigar a previdência a conceder um salário mínimo para os segurados que não conseguiram agendar seus exames em 60 dias. A medida vem sendo analisada pelo STF

STF analisa pedido para suspender perícia médica como regra do auxílio doença (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
STF analisa pedido para suspender perícia médica como regra do auxílio doença (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

Há meses o INSS vem enfrentando dificuldades para manter o funcionamento das perícias médicas. Com a pandemia do novo coronavírus, os peritos do órgão pararam de realizar atendimento presencial, fazendo com que as filas de concessão ficassem congestionadas.

Isenção da perícia para o auxílio doença

Entre os principais benefícios que requerem a obrigatoriedade da pericia médica está o auxílio doença. Ele permite que o cidadão impossibilitado de exercer suas atividades de trabalho por questões de saúde permaneça recebendo seu salário até se recuperar.

No entanto, para ter acesso ao abono é preciso justamente comprovar o laudo médico que o impede de realizar suas atividades.

Para isso, o sujeito é obrigado a se submeter a uma pericia médica feita pelo INSS, que nesse momento não vem conseguindo dar conta das filas de espera.

Diante da situação, o STF vem sendo pressionado a decidir se o INSS deve conceder ao menos um salário mínimo para o sujeito que estiver esperando há mais de 60 dias.

De acordo com o projeto aprovado na Câmara dos Deputados, após esse período o órgão seria obrigado a realizar o pagamento, mesmo sem a comprovação de saúde do cidadão.

Os depósitos devem permanecer sendo realizados até que o INSS faça a chamada da perícia e assim valide sua incapacidade. Após a aprovação, o segurado tem direito ainda de receber acréscimos com base no valor total garantido por lei. A quantia, por sua vez, é determinada de acordo com a faixa de renda mensal (calcule aqui).

O que dizem os peritos?

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) foi a responsável pela solicitação da isenção, de acordo com o texto encaminhado para a Câmara, “o STF tem entendimento consolidado no sentido da impossibilidade de inserção de emendas parlamentares que não apresentem pertinência temática com o teor primário da medida provisória e que ocasionem aumento das despesas originalmente previstas pelo Poder Executivo”. 

Até o momento não há previsão de análise e conclusão da medida por parte do STF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.