No dia 30 de julho, a Receita Federal liberará o 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Para este ano, a restituição do IRPF acontece em cinco lotes, entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês. De forma geral, a consulta da restituição pode ser feita uma semana antes do pagamento.
Desde o ano passado, a Receita Federal tem distribuído a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. Anteriormente, a restituição era feita em sete lotes. Essa redução tem o objetivo de reduzir o impacto da pandemia covid-19 — de forma a agilizar os pagamentos.
Neste ano, o primeiro lote aconteceu em 31 de maio. Já o último está previsto para ser em 30 de setembro. Cabe destacar que o pagamento da restituição do IR segue uma fila. Sendo assim, quanto antes acontecer a entrega da declaração, mais chance o contribuinte tem de receber nos primeiros lotes.
Consulta da restituição do IRPF
Para descobrir se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Logo após, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda.
Caso a pessoa não esteja na lista de pagamento, vale verificar o extrato da declaração — para saber se há possíveis pendências. A consulta de eventuais inconsistências de dados está disponível no portal e-CAC.
Se algum erro for identificado, será preciso fazer a correção por meio de uma declaração retificadora. A restituição será paga somente se a declaração estiver correta.
Calendário da restituição do IRPF 2021
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
O pagamento da restituição acontece diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado — se, por exemplo, conta bancária informada foi desativada —, a quantia ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Neste cenário, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Após um ano, se o resgate não acontece, será preciso fazer uma solicitação por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no portal e-CAC. O limite para solicitar o pagamento da restituição na Receita Federal é de 5 anos.