Minas Gerais deve ampliar idade para vacinação após chegada de novas doses

Governo de Minas Gerais anuncia chegada de novo lote de vacinas. Nesta terça-feira (20), foi entregue o 31º lote de imunizantes contra o novo coronavírus. Ao todo, a região recebeu 841.960 doses, sendo 70% destinado para a vacinação por faixa etária. Isso significa dizer que o cronograma será ampliado para um novo grupo.

Minas Gerais deve ampliar idade para vacinação após chegada de novas doses (Imagem: Prefeitura de Porto Velho)
Minas Gerais deve ampliar idade para vacinação após chegada de novas doses (Imagem: Prefeitura de Porto Velho)

A corrida contra o novo coronavírus permanece intensa em todos os estados do país. Para os moradores de Minas Gerais, a previsão é de que até o final de setembro deste ano toda a população com mais de 18 anos esteja imune. Para isso, os cronogramas de vacinação vêm sendo atualizados.

Confira o cronograma de vacinação do governo de Minas por idade

De acordo com as estimativas do governo estadual, a população que for se vacinar pelo calendário de faixa etária será convocada nas seguintes datas:

  • 40 a 54 anos – julho
  • 25 a 39 anos – agosto
  • 18 a 24 anos – setembro

Novas doses em distribuição

Nesta semana, a região recebeu 102.800 doses da AstraZeneca. Além disso, foram entregues também 120.510 doses do imunizante da Pfizer, e mais 447.250 doses da vacina britânica. Por fim, o governo federal enviou 171.400 doses da CoronaVac.

Até o momento o vacinômetro do estado contabilizou 8.890.403 de aplicações de primeira dose e 3.005.230 aplicações de segunda dose dos imunizantes. Houve ainda 288.546 imunizações em dose única pela Janssen.

Vacinação em BH

Na capital do estado, o calendário vem sendo atualizado de acordo com o recebimento das vacinas. Durante esta semana, aqueles que já foram convocados e não puderam se vacinar por alguma situação ganharam uma nova chance para marcação da aplicação.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados, que por sua vez, repassam as doses aos municípios. É imprescindível que novas remessas sejam entregues a Belo Horizonte para a ampliação dos grupos a serem vacinados. A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo”, informou a prefeitura de Belo Horizonte.

Para mais informações sobre o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus em qualquer região do país, acesse nossa página exclusiva da covid-19.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.