Mercado Livre cria programa de formação profissional para público negro

O Mercado Livre, plataforma de vendas e serviços financeiros da América Latina, abriu as inscrições para seu programa de carreira First Mile. O programa realizado em parceria com a consultoria Indique Uma Preta, irá selecionar 80 profissionais negras e negros. Saiba mais.

Mercado Livre cria programa de formação profissional para público negro
Mercado Livre cria programa de formação profissional para público negro (Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

As vagas são para o Mercado Envios, braço de logística da empresa, e os locais são os centros de distribuição localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

A finalidade da ação não é somente contratar profissionais com foco na diversidade étnico-racial, mas também deixá-los prontos para uma carreira acelerada de analista até a liderança de times dentro da empresa em um período de 1 ano.

A cofundadora da Indique Uma Preta, Verônica Dudiman, disse que os contratados através do programa receberão um acompanhamento do time da consultoria durante todo o processo. Foi exatamente este tratamento que a turma da primeira edição do projeto no ano passado recebeu. 

“É essencial o acompanhamento desses profissionais. Traremos o olhar da consultoria de diversidade para todo o processo. Esses analistas que entrarão no Mercado Livre em 12 meses ocuparão cargos de liderança. Sua formação é muito importante, vamos garantir que a experiência será incrível”, afirmou Dudiman.

O trabalho será conjunto entre o Mercado Livre e o Indique Uma Preta para a atração de candidatos, em todas as dinâmicas do processo de seleção, na integração depois da contratação e ainda no treinamento das primeiras semanas do programa.

Para as vagas de níveis júnior e pleno, o Mercado Livre não impôs pré-requisitos de conhecimento de idioma, cursos específicos e nem limite de idade.

A única exigência é que os candidatos sejam recém-formados ou estejam cursando o último ano do tecnólogo, graduação ou pós-graduação de qualquer curso superior.

Vagas de emprego no Mercado Livre

As vagas tem foco para o público negro e metade delas será reservada para mulheres.

“A área de logística é muito masculinizada, queremos trazer mais mulheres, cis ou trans. Também queremos trazer pessoas com deficiência. Estaremos atentos para todos os marcadores sociais para termos interseccionalidade”, disse Esabela Cruz, gerente de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre no Brasil.

Como se inscrever 

Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho através deste link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.