Cuidado! Mensagem de promoção do Mercado Livre é na verdade um golpe

Nas redes sociais está circulando um falso comunicado falando que o Mercado Livre está distribuindo presentes para comemorar seu 20º aniversário. Para ganhar os prêmios, o internauta deveria responder um questionário através de um site.

Cuidado! Mensagem de promoção do Mercado Livre é na verdade um golpe
Cuidado! Mensagem de promoção do Mercado Livre é na verdade um golpe (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)

“Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes”, dizia o anúncio.

O site Lupa analisou a informação e constatou que se tratava de golpe. Através de sua assessoria, o Mercado Livre informou que o sorteio é uma “publicidade enganosa” e que uma equipe da empresa já está averiguando o caso.

A assessoria disse ainda que o Mercado Livre utiliza somente os canais verificados para contatar os compradores e vendedores .

A página falsa diz que o “presente” é uma comemoração dos 20 anos do Mercado Livre. Além de errar a grafia da empresa utilizada no Brasil, o golpe ainda engana ao dizer que a empresa estaria completando 20 anos em 2021.

Na realidade, a companhia foi criada em setembro de 1999, na Argentina, e, sendo assim, completou 20 anos em 2019.

Quando o internauta entra na página falsa, ele é levado a informar seus dados pessoais aos golpistas, podendo causar o roubo de dados.

É comum golpes destra natureza na internet e já foram usados os nomes das mais variadas empresas como forma de chamar atenção das pessoas. Lojas Americanas, a Coca-Cola, Petrobras, entre outras, já foram utilizadas em golpes.

Como se proteger

Quando receber ofertas de marcas conhecidas através do WhatsApp, não clique ou compartilhe o link. Antes disso, sempre confira através dos canais oficiais de comunicação de cada empresa, como site oficial ou nos perfis verificados se a mensagem recebida é verdadeira.

Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa argentina de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da internet.

Opera em 19 países, tem cerca de 4 mil funcionários e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cuidado! Mensagem de promoção do Mercado Livre é na verdade um golpe

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA