Alta do valor da gasolina influencia no trabalho dos motoristas de aplicativo

Os usuários do app de corridas Uber, vem reclamando do aumento do cancelamento de corridas pelos motoristas. Segundo relatos nas redes sociais, passageiros dizem ter esperado cerca de 1h30 para conseguir embarcar. Isto acontece, pois por conta do preço da gasolina, os motoristas estão “escolhendo as viagens” mais lucrativas.

Alta do valor da gasolina influencia no trabalho dos motoristas de aplicativo
Alta do valor da gasolina influencia no trabalho dos motoristas de aplicativo (Imagem: Divulgação/Uber)

A Petrobras reajustou no último dia 5, os preços da gasolina e do óleo diesel, que ficaram respectivamente 6% e 3,7% mais caros nas refinarias. O reajuste foi aplicado após meses seguidos de alta do preço do petróleo.

“Os motoristas estão selecionando corridas em que consigam obter algum lucro e se negando a realizar corridas da categoria Uber Promo”, afirmou Eduardo Lima, presidente da Amasp (Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo).

Eduardo diz ainda que o valor das tarifas pagas pelos passageiros e repassadas aos profissionais é irrisório. Isto significa que a demanda de passageiros não tem conseguido cobrir os gastos do motorista.

“Desde 2015 nós não temos um aumento e o combustível já aumentou dezenas de vezes. Existem corridas que o valor recebido não paga um litro de combustível. O veículo se danifica, o motorista se desgasta, então eles estão fazendo essa seleção”, disse.

Lima diz que a Amasp vem tentando um diálogo com a Uber desde que a associação foi formada, em 2016. “Nós apresentamos levantamentos de despesas, uma vez que o motorista muitas vezes tira do bolso para concluir uma corrida.”

Ao ser procurada, a Uber afirmou que os ganhos dos motoristas são bem particulares porque são muitas as variáveis em jogo.

“Os parceiros da Uber são livres para decidir em quais dias e horários dirigir, quem dirige em dias e horários de maior movimento tem uma maior chance de ganhar mais.”, disse a empresa.

Perguntada sobre as tarifas que são repassadas para os motoristas, a empresa disse que trabalha com um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível e que por conta disso, busca levar em consideração, de um lado, as necessidades dos parceiros e, de outro lado, a realidade dos passageiros, “tendo em vista o equilíbrio entre oferta e demanda”.

A empresa disse ainda que em decorrência do avanço da vacinação e da abertura progressiva de atividades comerciais, a demanda por viagens aumentou consideravelmente nas últimas semanas. Isto poderia explicar o tempo maior de espera por uma viagem, em especial nos horários de pico.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.