UFPR acredita que calendário letivo demore 4 anos para voltar a normalização

Aulas do primeiro semestre letivo de 2021 ainda não começaram. A previsão é de que sejam iniciadas apenas no mês de setembro. A UFPR realizou o seu vestibular, esse ano em fase única, no último domingo (18).

UFPR acredita que calendário letivo demore 4 anos para normalização
UFPR acredita que calendário letivo demore 4 anos para normalização (Imagem: Rodrigo Juste Duarte)

Mesmo quando a pandemia acabar, ela vai deixar alguns resquícios, um deles é o atraso no calendário das instituições de ensino.

Para a Universidade Federal do Paraná a estimativa é de que em torno de 4 anos o seu calendário acadêmico seja recuperado.

Vestibular 2020/2021 da UFPR

No último domingo, 18, 39.696 candidatos participaram do vestibular da instituição, o número deveria ter sido bem maior, mas 16.537 mil vestibulandos faltaram.

Por conta da pandemia a seleção desse ano aconteceu em fase única e deve ter seu resultado divulgado no dia 9 de setembro.

A matrícula dos aprovados deve acontecer de forma remota no dia 20 do mesmo mês.

“A entrada dos calouros é um momento muito especial e estamos muito preocupados em como recebê-los neste momento de pandemia. O banho de lama tão tradicional não vai poder acontecer nos mesmos moldes”, afirmou a pró-reitora de graduação, Maria Josele Bucco Coelho.

Os calouros da UFPR iniciarão sua trajetória na instituição de forma remota, mas a recepção, cheia de significados, deve ser adequada ao formato remoto.

Calendário acadêmico da UFPR 2021

“Nós ganharemos essencialmente 50 dias neste ano. A estimativa é que em três ou quatro anos esse calendário volte a se equiparar com o calendário civil“, pontuou José Carlos Eidam, coordenador de Políticas de Acesso e Permanência da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR.

Oficialmente ainda não foram divulgadas datas definitivas.

Mas já há uma estimativa para o início do primeiro e segundo semestres de 2021; confira:

  • 1º semestre letivo de 2021: de 20 de setembro de 2021 a 18 de janeiro de 2022.
  • 2º semestre letivo de 2021: de 7 de março de 2022 a 18 de julho de 2022.
  • 1º semestre letivo de 2022: a partir de 1º de agosto de 2022.

O atraso no calendário se deve em boa parte por conta do adiamento da aplicação das provas do vestibular, o que deveria ter acontecido em 2020, mas precisou ter sua data mortificada por 3 vezes.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.