Renovação da CNH e emissão do documento pode ser gratuito no Detran-RJ

No Rio de Janeiro, as pessoas com deficiência que necessitam tirar ou renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), solicitar a primeira ou segunda via da identidade, podem pedir a isenção da taxa.

Renovação da CNH e emissão do documento pode ser gratuito no Detran-RJ
Renovação da CNH e emissão do documento pode ser gratuito no Detran-RJ (Imagem: Divulgação/Detran-RJ)

O Detran-RJ disse que este benefício é previsto na lei e que as pessoas que forem reivindicá-lo, devem abrir um processo administrativo mediante um laudo médico que ateste esta condição.

Será preciso ainda, apresentar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Já nas situações que envolvam a CNH, também será exigida que a cópia do documento vencido seja anexada.

Os interessados podem abrir o processo na sede do Detran-RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

O processo para tirar o documento de identidade é realizado inteiramente pela internet através do portal do Detran. É necessário a apresentação do laudo médico que conste o tipo e o grau de deficiência.

Segundo o Detran, sem o laudo médico, não é possível emitir a CNH diferenciada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Parceria com startup permite pagar débitos parcelados no RJ

A startup Zapay foi criada em Brasília e sua especialidade é o parcelamento de débitos de veículos. Com isso, a empresa firmou um convênio e possui acesso autorizado em 24 Detrans, incluindo o Detran-RJ.

Através dela, os contribuintes podem parcelar débitos como IPVA, DPVAT, multas e licenciamento em um único lugar, e em até 12 vezes no cartão.

  • Como pagar os débitos no Zapay?

O procedimento é bem simples. Entre na Loja de Benefícios do aplicativo, clique na seção da parceria com a Zapay e insira a placa do veículo. Após isso, você verá todos os débitos em aberto.

Agora é o momento de selecionar os débitos que deseja pagar e ir para a opção de cartão de crédito. Lembrando que o pagamento pode ser feiro à vista ou em até 12 vezes. Após o pagamento, pode demorar de 12 a 48 horas úteis para o débito ser quitado junto ao Detran.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.