No Rio de Janeiro, as pessoas com deficiência que necessitam tirar ou renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), solicitar a primeira ou segunda via da identidade, podem pedir a isenção da taxa.
O Detran-RJ disse que este benefício é previsto na lei e que as pessoas que forem reivindicá-lo, devem abrir um processo administrativo mediante um laudo médico que ateste esta condição.
Será preciso ainda, apresentar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Já nas situações que envolvam a CNH, também será exigida que a cópia do documento vencido seja anexada.
Os interessados podem abrir o processo na sede do Detran-RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.
O processo para tirar o documento de identidade é realizado inteiramente pela internet através do portal do Detran. É necessário a apresentação do laudo médico que conste o tipo e o grau de deficiência.
Segundo o Detran, sem o laudo médico, não é possível emitir a CNH diferenciada.
Parceria com startup permite pagar débitos parcelados no RJ
A startup Zapay foi criada em Brasília e sua especialidade é o parcelamento de débitos de veículos. Com isso, a empresa firmou um convênio e possui acesso autorizado em 24 Detrans, incluindo o Detran-RJ.
Através dela, os contribuintes podem parcelar débitos como IPVA, DPVAT, multas e licenciamento em um único lugar, e em até 12 vezes no cartão.
- Como pagar os débitos no Zapay?
O procedimento é bem simples. Entre na Loja de Benefícios do aplicativo, clique na seção da parceria com a Zapay e insira a placa do veículo. Após isso, você verá todos os débitos em aberto.
Agora é o momento de selecionar os débitos que deseja pagar e ir para a opção de cartão de crédito. Lembrando que o pagamento pode ser feiro à vista ou em até 12 vezes. Após o pagamento, pode demorar de 12 a 48 horas úteis para o débito ser quitado junto ao Detran.