IME abre inscrições para vestibular do curso superior de engenharia militar

Com 80 vagas Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) mais 12 destinadas ao de Engenheiros Militares da Ativa, e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe (CFG/Reserva). O IME recebe até o mês de agosto as inscrições dos candidatos.

IME abre inscrições para vestibular do curso superior de engenharia militar
IME abre inscrições para vestibular do curso superior de engenharia militar (Imagem/Reprodução: IME/Facebook)

Estão abertas até 17 de agosto as inscrições para o vestibular 2021/2022 do curso de formação e graduação em engenharia militar, do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O curso forma engenheiros, que já tenham concluído o ensino médio, e que desejam ingressar na carreira militar.

Áreas ofertadas pelo IME

Confira abaixo quais são as áreas em que é possível ingressar no instituto:

  • Cartográfica;
  • Computação;
  • Comunicações;
  • De Materiais;
  • De Mecânica e Armazenamento;
  • De Mecânica e Automóveis,
  • Elétrica;
  • Eletrônica;
  • Fortificação e Construção (Engenharia Civil);
  • Química.

Vestibular IME 2020/2021

O processo seletivo será composto das seguintes etapas:

Exame Intelectual (EI): Duas fases, nelas serão testados os conhecimentos dos candidatos quanto às matérias de matemática, física, química, português e inglês. A primeira fase acontece em 10 de outubro e a segunda de 25 a 28 do mesmo mês.

Inspeção de Saúde (IS): Serão realizados diversos exames

Exame de Aptidão Física (EAF): Testes serão aplicados buscando a comprovação da aptidão física do candidato para participar do curso.

Avaliação Psicológica (Avl Psc): Realizada de 3 de janeiro a 3 de fevereiro, essa etapa constará de aplicação de testes e entrevistas com psicólogos.

Procedimento de Heteroidentificação (PH): voltada apenas para quem se candidatar às vagas destinadas às pessoas negras, esses candidatos serão submetidos a uma banca, composta de 5 membros, que avaliarão a veracidade da autodeclaração.

Inscrições no concurso do IME

Os interessados em ingressar no Instituto Militar de Engenharia devem acessar o site do Instituto e realizar a inscrição no processo seletivo até 17 de agosto.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 100, o pagamento da taxa pode ser feito até um dia após o encerramento das inscrições.

Lembrando que serão aceitos apenas os candidatos com idade entre 16 e 22 anos de idade e que já tenham concluído o ensino médio.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.