Nasceu até 1992? Receba 1ª dose da vacina contra COVID-19 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza amplia cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (19), um novo grupo poderá receber a primeira dose do imunizante da covid-19. A aplicação será feita nos postos de atendimento espalhados pela cidade, sendo necessário realizar um agendamento prévio.

Nasceu até 1992? Receba 1ª dose da vacina contra COVID-19 em Fortaleza (Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão/Arquivo)
Nasceu até 1992? Receba 1ª dose da vacina contra COVID-19 em Fortaleza (Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão/Arquivo)

Se você tem mais de 30 anos, fique atento. A prefeitura de Fortaleza acaba de retomar a aplicação das vacinas contra a covid-19 e passará a imunizar as pessoas nascidas entre 1991 e 1992.

A ampliação se deu mediante a chegada de novas doses, fazendo com que a capital pudesse dar continuidade ao seu cronograma.

Agendamento da vacina em Fortaleza

Para poder receber a primeira dose da vacina, os + 30 precisam entrar na plataforma Coronavírus Fortaleza ou no Vacine Já. Ao abrir as páginas, basta selecionar o dia, horário e local desejado, confirmando fazer parte do grupo prioritário convocado no momento.

Confirme a marcação e no dia da aplicação leve um documento oficial com foto e um comprovante de residência. É importante ressaltar que apresentação de ambos os registros é indispensável para poder tomar a vacina.

Calendário da segunda dose

A secretaria de saúde municipal informou também que estará aplicando a segunda dose nos grupos que já foram imunes inicialmente. Nesse caso, é necessário também realizar um novo agendamento sob a apresentação da documentação exibida acima.

Falta de vacinas paralisou o cronograma

É válido ressaltar que a capital do Ceará e demais municípios da região tiveram um final de semana de pausa no cronograma de imunização. A suspensão da campanha se deu mediante a falta de medicamentos para a aplicação na população.

É a quarta vez em que o estado precisa interromper o cronograma por falta de novas doses. Os gestores locais afirmam que seguem no aguardo do Governo Federal que, via Ministério da Saúde, deverá encaminhar mais um lote de medicamentos.

Postos de vacinação

Ao todo, a campanha de vacinação contra a covid-19 conta com 113 pontos de atendimento em toda Fortaleza.

São 100 postos de saúde, três policlínicas, seis centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, Sesi Parangaba e Arena Castelão), além dos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.