Dois grupos serão pagos no saque do PIS/PASEP 2022; veja se foi incluso

O abono salarial, chamado Pis/Pasep, incluiu dois grupos para realizar o pagamento do dinheiro no próximo ano, ou seja, 2022. Saiba aqui se você foi incluído no pagamento.

Dois grupos serão pagos no saque do PIS/PASEP 2022; veja se foi incluso
Dois grupos serão pagos no saque do PIS/PASEP 2022; veja se foi incluso (Imagem FDR)

Quem pode receber o PIS/PASEP?

No ano de 2022, o pagamento é realizado exclusivamente para os serviços que foram prestados no ano de 2020 e 2021. Apesar disso, podem receber aqueles que:

  • Estejam cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Tenham recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2019;
  • Tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020 e/ou 2021;
  • Tenham seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019.

Como sacar o PIS/PASEP?

Para quem recebe o PIS, se a Caixa não possa creditar o valor do abono salarial em conta existente ou em Conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá efetuar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências a partir desta quinta.

Já para quem recebe o Pasep, os recursos podem ser sacados nas agências do Banco do Brasil.

Em ambos os casos, os recursos ficarão à disposição dos trabalhadores até 30 de junho de 2021, prazo final para o recebimento.

Valor do abono salarial

O valor do PIS-Pasep 2020-2021 apresenta uma variação de R$92 a R$1.100,00 de acordo com o período trabalhado formalmente em 2019. Mas, no próximo ano o valor será diferente. Isso porque, a quantia vai depender do salário mínimo de 2022.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Para efetuar o saque do abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada basta ir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.

Caso não tenha o Cartão do Cidadão, existe a possibilidade de receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser adquiridas através do telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode realizar uma consulta ainda no site, acessando Consultar Pagamento. Para isso, é necessário ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Os servidores públicos que possuem direito ao Pasep precisam verificar se foi depositado em conta. Se o depósito não tiver ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil para apresentar um documento de identificação. 

Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil, ou no portal da instituição bancária.

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.