Último dia de inscrições no PROUNI 2021.2; vale a pena participar?

Com mais de 100 mil bolsas de estudos para cursos de graduação, se encerram hoje as inscrições para o Prouni 2021.2. A seleção vai acontecer com uso da nota do ENEM 2020, que não pode ser utilizada na edição anterior.

Último dia de inscrições no PROUNI 2021.2; vale a pena participar?
Último dia de inscrições no PROUNI 2021.2; vale a pena participar? (Imagem/Reprodução: Uninorte)

Bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior espalhadas por todo o Brasil, é isso que o Programa Universidade Para Todos oferece aos estudantes brasileiros.

Esse é o segundo processo seletivo desse ano, mas o primeiro que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.

Vale a pena se inscrever no Prouni 2021.2?

Elencamos alguns motivos para você escolher se inscrever no programa ainda nessa seleção; confira:

  • Não há custos após a formatura, em caso de bolsa parcial (50%) o estudante paga o restante do valor enquanto está no curso, não sai da graduação com dívidas. Lembrando que é possível conseguir bolsas integrais (100%).
  • Estude em instituições particulares reconhecidas pelo MEC, esse é i requisito básico para uma faculdade aderir ao programa.
  • Mesmo que o valor do curso aumente bolsistas integrais continuam sem pagar mensalidades.

É comum que anualmente as instituições façam reajustes nos valores das mensalidades, quem é beneficiário da bolsa integral do programa não é afetado com esse reajuste.

Pontos que devem ser observados no Prouni 2021.2

Os estudantes que estão se inscrevendo pela primeira vez devem ficar atentos a alguns aspectos do programa.

A primeira grande coisa a se dizer é que, todas as informações prestadas durante a inscrição terão que ser comprovadas posteriormente.

O que isso quer dizer? Significa, por exemplo, que o estudante precisa ficar atento para informar a renda familiar correta, pois ele terá que comprovar a renda de todos os membros do grupo familiar.

Além disso, uma questão que deve ser dita aos candidatos é que todos os semestres ele deverá fazer a renovação do Programa.

Isso é feito diretamente na instituição de ensino dentro do prazo e da forma estabelecida por cada uma delas.

Por fim, é importante lembrar que portadores de diploma de nível superior não podem se inscrever, ou seja, não é possível fazer uma segunda graduação usando o Prouni.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.