IPVA do Pará encerra pagamento com desconto para duas placas na segunda (19)

No Pará, os donos de veículos com placa final 48 a 68, podem pagar o IPVA 2021 com desconto até a próxima segunda, 19. Motoristas sem registro de multas nos últimos dois anos, ganham 15% de desconto no tributo. Já quem não recebeu multas no último ano, ganha 10% de desconto e, por fim, será concedido 5% de abatimento nas demais situações.

IPVA do Pará encerra pagamento com desconto para duas placas na segunda (19)
IPVA do Pará encerra pagamento com desconto para duas placas na segunda (19) (Imagem: FDR)

O contribuintes possuem três opções para pagar o IPVA:

  • antecipado em cota única, com desconto;
  • pagar em até três parcelas antes do vencimento, sem desconto; ou
  • pagar o tributo de forma integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Pagamentos efetuados após a data de vencimento terão acréscimo de multas e juros.

Quem optar pela antecipação em três parcelas, deve se atentar a data final no calendário.

Também é possível acessar o Portal de Serviços da Sefa, indo no item IPVA Antecipação, para fazer consulta ao valor do tributo e emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamentos à vista ou parcelado.

O pagamento pode ser efetuado na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), e também nas casas lotéricas.

Quando não houver antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago juntamente com o licenciamento do Detran.

Alíquotas do IPVA 2021 do Pará

As alíquotas do IPVA 2021 são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, incluíndo jetski e veículos aeroviários não voltados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação ficam isentos.

Pagamentos em atraso

Os contribuintes que estiverem com pagamentos em atraso seja de anos anteriores ou atuais, podem efetuar o pagamento no Portal de Serviços Sefa.

Dúvidas

Caso tenha dúvidas, ligue para o Call Center Sefa, 0800 725 5533. A ligação é gratuita, e os atendimentos são realizados  das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Também é possível utilizar o chat no site da Sefa ou enviar e-mail para [email protected].

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.