Inscritos no ENEM 2021 tem menor número desde a edição de 2009

As inscrições no ENEM 2021 foram encerradas ontem, 16, e o número de inscritos foi o mais baixo dos últimos 14 anos. Os estudantes têm até a próxima segunda-feira, 19, para fazer o pagamento da taxa de inscrição no exame.

Inscritos no ENEM 2021 tem menor número desde a edição de 2009
Inscritos no ENEM 2021 tem menor número desde a edição de 2009 (Imagem/Reprodução: INEP/Twitter)

Após o encerramento das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio, nesta quarta-feira (14), o INEP divulgou os dados referentes aos números de inscritos na edição de 2021 do exame.

Nesse ano teremos 4.004.764 pessoas participando, esse número é o menor registrados desde a edição de 2009, quando começou a ser utilizado como forma de ingresso no ensino superior, naquela edição foram 4.148.721 inscritos.

Desse número de inscritos para o exame desse ano, 101.100 participarão da prova digital, que deve acontecer no mesmo dia da versão impressa.

Lembrando que esse número total de inscritos ainda poderá ser menor, pois, a efetivação da inscrição depende do pagamento da taxa, R$ 85, que segue até a próxima segunda-feira, 19.

Enem 2021

As provas acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos seguidos. Os itens serão em comum entre a versão impressa e digital, o que foi motivado pelas reclamações dos estudantes que acharam a prova digital mais fácil em 2020.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

No 1º dia os candidatos terão que responder a 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 perguntas de Ciências Humanas e Redação. A prova deve ser iniciada às 13h30 e terminar às 19h.

Já no 2º dia serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 perguntas de Matemática. Com provas também iniciando às 13h30, mas terminando às 18h30.

Diversas medidas de segurança adotadas no ano anterior deverão ser utilizadas também nessa edição, entre elas o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura ao entrar nos locais de prova.

Além disso, as salas de aulas também devem ter um número mais reduzido de participantes, o que, provavelmente, fará com que um número maior de locais de prova seja disponibilizado, assim como aumentará o número de colaboradores.

É com a nota do ENEM que você pode se inscrever em programas como o Prouni, que encerra suas inscrições hoje.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.