Santander compra nova startup e entra no mercado de assinatura de veículos

O Santander, de olho em um mercado em expansão no Brasil e nas mudanças de mobilidade urbana, adquiriu o controle de duas empresas focadas no mundo digital. A primeira delas é a startup Solution4fleet, empresa de assinatura de veículos e a segunda é a Car10, que opera através do site Webmotors, um marketplace que possui 80 mil oficinas atualmente.

Santander compra nova startup e entra no mercado de assinatura de veículos
Santander compra nova startup e entra no mercado de assinatura de veículos (Imagem: Divulgação)

O banco que está cada vez mais focado em negócios digitais relacionados ao setor de automóveis, já está estudando novas compras, segundo André Novaes, diretor da financiadora do Santander.

Destas duas compras recentes, a instituição adquiriu 80% da Solution4fleet e 67% da Car10. As transações e os valores pagos ainda precisam passar pela aprovação do Banco Central (BC).

O objetivo destas compras é dar mais corpo a um segmento que vem expandindo dentro do Santander Brasil: o financiamento de veículos. Com isso novas soluções e serviços vão sendo incorporados. O intuito é que o cliente se mantenha próximo do banco após a compra de seu veículo.

André afirma que o Santander vem se posicionando para as mudanças que estão borbulhando no mercado, feito que foi evidenciado pela pandemia.

Porém a assinatura de veículos não irá ser feita diretamente pelo Santander. Com a Solution4Fleet, o banco irá oferecer a solução a parceiros, revendedores e até mesmo a montadoras que necessitem de uma gestão mais eficaz das frotas.

“O mercado de assinaturas está em franca ascensão e a nova geração tem trazido um pouco menos desse conceito de propriedade e de pagar pelo uso”, disse Novaes.

A assinatura de veículos por um prazo longo, de 24 a 36 meses, já era comum no meio corporativo, mas que agora está crescendo também entre as pessoas físicas. O diretor diz que como a assinatura de veículos é um contrato de longo prazo, acaba se tornando parecido com os contratos de financiamento.

Novos serviços 

O presidente do portal Webmotors, Eduardo Jurcevic, diz que a Car10 irá complementar as soluções já existentes na plataforma.

“Nossa estratégia vai além dos classificados. Complementa muito a nossa estratégia e abre espaço para nossa atuação no ciclo de vida completo de uso do carro”, diz o executivo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.