IPTU 2021 com desconto em Palmas vence nesta quinta-feira (15)

Termina hoje, 15, o prazo de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 Palmas com desconto para quem optar pela em cota única. Hoje também é o dia do vencimento das parcelas referentes aos meses de abril, maio, junho e junho. Pois em decorrência da pandemia, o vencimento foi adiado diversas vezes.

IPTU 2021 com desconto em Palmas vence nesta quinta-feira (15)
IPTU 2021 com desconto em Palmas vence nesta quinta-feira (15) (Imagem FDR)

Rogério Ramos, o secretário de Finanças, disse que “A prefeita Cinthia Ribeiro [PSDB] vem editando medidas de enfrentamento, com vistas a socorrer a população de Palmas em suas mais diversas necessidades, sendo que há um olhar atento sobre as condições financeiro-econômicas”.

Pagamento no IPTU 2021 Palmas 

Os contribuintes podem obter os carnês do IPTU através da internet clicando neste link, ou fazendo um pedido presencial em uma das três unidades do Resolve Palmas, localizados na Avenida JK, Taquaralto ou Capim Dourado Shopping.

No início deste ano, a Prefeitura de Palmas também realizou o envio dos carnês para os imóveis cadastrados. 

O pagamento do tributo pode ser efetuado em agências lotéricas ou nos bancos conveniados, incluindo os aplicativos dessas instituições. No boleto também foram inclusos as taxas de coleta de lixo e a contribuição para iluminação pública (Cosip).

Calendário de pagamento IPTU 2021

  • Data limite para parcela única: 15 de julho de 2021
  • Primeira, segunda terceira e quarta parcelas: 15 de julho de 2021
  • Quinta parcela: 15 de julho de 2021
  • Sexta parcela: 16 de agosto de 2021
  • Sétima parcela: 15 de setembro de 2021
  • Oitava parcela: 15 de outubro de 2021
  • Nona parcela: 15 de novembro de 2021
  • Décima parcela: 15 de dezembro de 2021

IPTU

O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é uma cobrança brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.

Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.

Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.