Governador da Bahia anuncia calendário de volta às aulas no estado

Governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira que a volta às aulas para todo o estado acontecerá a partir de 26 de julho. Incialmente, as escolas terão que ofertar o ensino semipresencial para conseguir se enquadrar no rodizio proposto.

Governador da Bahia anuncia calendário de volta às aulas no estado
Governador da Bahia anuncia calendário de volta às aulas no estado (Imagem: Brasil 247)

Na manhã da última terça-feira, 13, o Governador do Estado da Bahia anunciou a retomada da educação no estado.

É preciso ter sensibilidade e é preciso ter prioridade com a educação”, afirmou Rui Costa ao divulgar a retomada.

Volta às aulas na Bahia

Na manhã dessa quarta-feira, 14, secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou em entrevista virtual transmitida pelo Canal do Governo do Estado no YouTube sobre esse retorno das aulas presenciais.

Na entrevista o secretário afirmou que as escolas terão que seguir protocolos para assegurar a saúde de todos os envolvidos.

Além disso, a Secretaria de Educação continua com parceria firmada com a SESAB na busca de monitorar os estudantes e professores e notificar possíveis casos.

“Nós estamos começando, não é facultativo, nós estamos começando é de verdade”, afirmou Jeronimo Rodrigues.

Um ponto sensível nessa questão é o fato de que o sindicato dos professores é contrário ao retorno antes de todos os professores estiverem imunizados com as duas doses. Rodrigues afirmou que pouco mais de 70% dos profissionais acima de 40 anos estão com as duas doses aplicadas.

Não tenho nenhuma expectativa de vacinarmos todos os professores e alunos ainda esse ano, podemos avançar, mas vacinar todos é algo muito difícil”, afirmou o secretário.

“Vamos seguir o regramento padrão do setor público”, ou seja, os professores que não retomarem as suas atividades e não justificarem terão sim faltas atribuídas.

Quanto às universidades, públicas e particulares, o secretário afirma que a partir do dia 26 as instituições poderão decidir se retomarão as aulas presenciais ou não.

Mas que essa é uma decisão do Conselho da própria instituição, o que o governo espera é que o ensino superior também possa retomar suas atividades.

Como será a volta às aulas na Bahia?

O retorno será de forma hibrida, ou seja, uma parte dos estudantes terão aulas presenciais enquanto a outra online, com sistema de rodízio.

Para isso os estudantes serão divididos em dois grupos:

1º grupo –   aulas às segundas, terças e quartas-feiras e

2º grupo – terças, quintas e sábados.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.