Fim das inscrições do ENEM 2021; o que esperar da prova deste ano?

As inscrições para o ENEM 2021 terminam hoje, 14, mas o prazo para pagar a taxa de inscrição segue até o próximo dia 19. Depois de muitas incertezas, as provas estão confirmadas para serem aplicadas esse ano.

Fim das inscrições do ENEM 2021; o que esperar da prova deste ano?
Fim das inscrições do ENEM 2021; o que esperar da prova deste ano? (Imagem: FDR)

Os estudantes têm até 23h59 para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio desse ano. Como de costume, o processo de inscrição é feito exclusivamente no portal do Inep.

Para quem não teve direito a isenção, a taxa tem o valor de R$ 85, lembrando que quem foi contemplado com esse benefício ainda tem que se inscrever no exame.

O que esperar do ENEM 2021?

Diversos aspectos do exame estão mantidos nessa aplicação, entre eles está a divisão da prova em áreas do conhecimento, 4 ao todo, mais a redação. Também serão dois domingos de aplicação, 21 e 28 de novembro.

Um ponto importante dessa edição é a segunda aplicação do ENEM Digital, que dessa vez acontece no mesmo dia da versão impressa.

Em 2020 muitos estudantes reclamaram que sentiram níveis de dificuldade diferentes entre as provas, o que não deve acontecer esse ano já que serão os mesmos itens nas duas provas.

Caso o estudante não possa comparecer devido a alguma doença infectocontagiosa, ele poderá solicitar a reaplicação do exame, até 5 dias após o último dia de prova. No entanto, ainda não foi definida data para a realização dessa prova.

Assim como aconteceu em 2020, quem escolher participar do exame digital terá que se deslocar até o local de prova destinado a ele, já que não é permitido fazer a prova do próprio computador.

A nota do ENEM continua sendo válida para ingresso no ensino superior por meio de diversos programas.

Incluindo os de instituições internacionais, como acontece em algumas universidades de Portugal.

É possível que algumas medidas de biossegurança sejam adotadas também esse ano, mas ainda não foram divulgadas maiores informações.

Por que fazer o ENEM 2021?

O exame é hoje a maior prova aplicada no Brasil, já que compreende todo o território nacional e pode ser usado de diversas formas.

– Em algumas instituições ele substitui o vestibular, por isso o estudante deve consultar as formas de ingresso na universidade em que deseja ingressar.

– Pode ser usado até mesmo para universidades de fora do Brasil.

– As provas possuem os mesmos níveis de dificuldade, independente do estado em que o participante esteja.

– Com uma mesma nota você pode se inscrever em diversos processos seletivos.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.