Garanta bolsa de 100% em universidades privadas com a inscrição no ProUni

Começam hoje (13), as inscrições para o ProUni do segundo semestre de 2021. Com o programa é possível conseguir uma bolsa integral (100%) nos mais variados cursos de graduação em instituições reconhecidas pelo MEC.

Garanta bolsa de 100% em universidades privadas com a inscrição no Prouni
Garanta bolsa de 100% em universidades privadas com a inscrição no Prouni (Imagem: Universidade de Vila Velha)

De hoje até a próxima sexta-feira, 16, os estudantes brasileiros ou naturalizados poderão se inscrever no Programa Universidade Pata Todos. De modo geral para se inscrever é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, não ter zerado a redação e feito acima de 450 pontos nas provas.

Ao todo estão disponíveis 134.329 bolsas de estudos em intuições particulares espalhadas por todo o país; desse número total, 69.482 são bolsas integrais e 64.847 parciais.

Como conseguir uma bolsa integral no ProUni?

A bolsa integral, de 100%, significa que o estudante não vai pagar valor algum durante o curso de graduação, nem mesmo após formado.

Para ter acesso a ela é necessário comprovar que possui renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, ou seja, que cada membro da família recebe até um salário e meio.

Os estudantes que se enquadram nessa condição devem fazer duas coisas, a primeira é listar todos os membros do seu grupo familiar; a segunda é realizar a comprovação de renda, que deve ser feita sobre todas as pessoas que estiverem listadas.

Essa comprovação poderá ser realizada com os seguintes documentos: os três ou seis últimos contracheques, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, CTPS, estratos bancários, declarações tributárias, guias de recolhimento ao INSS, Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Lembrando que a entrega desses documentos é feita no momento e comprovação das informações, quando o estudante já foi pré-selecionado.

Cronograma do ProUni 2021.2

  • Inscrições: 13 a 16 de julho
  • 1ª chamada: 20 de julho
  • Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
  • 2ª chamada: 3 de agosto
  • Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto
  • Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino:20 de agosto
  • Comprovação das informações:23 a 27 de agosto

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.