O concurso PM MG 2021 publicou o edital com 120 vagas disponíveis no Curso de Formação de Oficiais (CFO). As oportunidades são para candidatos do sexo masculino e feminino com graduação completo no curso de Direto. As inscrições ficam abertas até 12 de agosto de 2021.
Concurso PM MG 2021
O concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais 2021 está com as inscrições abertas. Serão 120 vagas para o preenchimento do Curso de Formação para Oficiais (CFC).
Durante o curso os alunos terão o título de ‘Cadete’, com remuneração de R$ 6.519,44. Ao término do curso os concluentes serão declarados ‘Aspirante a Oficial’.
As inscrições iniciaram ontem, 12, e ficam abertas até o dia 12 de agosto de 2021. Os interessados podem candidatar-se no site da Polícia Militar. O valor da taxa é de R$ 200,57.
Os candidatos que são membros de família de baixa renda e ou que não tenham vínculo empregatício nas iniciativas pública e privada, podem solicitar à isenção da taxa de inscrição.
Quem pode participar?
Confira os requisitos necessários para participar do concurso:
- Ser brasileiro;
- Possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
- Ter entre 18 e 30 anos de idade;
- Possuir idoneidade moral;
- Ter altura mínima de 1,60m;
- Ter sanidade física e mental;
- Ter aptidão física;
- Ser aprovado em avaliação psicológica;
- Não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.
Seleção
À seleção dos candidatos será dividas em duas fases, de caráter eliminatório e classificatório, confira:
- 1ª fase: Provas de conhecimentos (prova objetiva e prova dissertativa);
- 2ª fase: Avaliações Psicológicas, Avaliação Física Militar (AFM), Prova Oral e Prova de Títulos.
Às avaliações da primeira fase, prova objetiva e dissertativa, estão agendadas para o dia 12 de setembro de 2021. À prova objetiva será constituída por 40 questões, em que será abordada as seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo – 5 questões;
- Direito Constitucional – 5 questões;
- Direito Penal – 4 questões;
- Direito Penal Militar – 4 questões;
- Direito Processual Penal – 4 questões;
- Direito Processual Penal Militar – 4 questões;
- Direitos Humanos – 2 questões;
- Legislação Extravagante – 6 questões;
- Legislação Institucional – 2 questões;
- Língua Portuguesa – 4 questões.
Já na prova discursiva, os candidatos terão que fazer uma redação, cujo o tema será disponibilizado apenas no dia da prova, de no mínimo, 30 linhas.