Ceebja abre matrículas para novos alunos com dois métodos de entrada

Jovens e adultos de Foz do Iguaçu que não concluíram os estudos na idade certa têm até a próxima sexta-feira, 16, para se inscrever no Ceebja. Para os alunos que não possuem histórico escolar será aplicada uma prova de seleção.

Ceebja abre matrículas para novos alunos com dois métodos de entrada
Ceebja abre matrículas para novos alunos com dois métodos de entrada (Imagem/Reprodução: Conselho Estadual de Educação do Ceará)

Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Professor Orides Balotin Guerra oferece à população a oportunidade de concluir os estudos básicos mesmo fora da idade “certa”.

É o popular EJA, que confere aos estudantes a certificação de conclusão em um espaço de tempo menor do que no ensino regular.

Lembrando que o certificado do EJA é aceito em todos os processos seletivos, seja para emprego ou para o ensino superior.

Atualmente essa unidade possuí 1,3 mil alunos, com atendimento pela manhã, tarde e noite. Concluir o ensino básico pode ser uma porta para conseguir uma colocação profissional.

“A retomada dos estudos é muito importante para ter mais oportunidades de emprego também, pois há vagas que pedem pelo certificado de estudo. Sem a formação, isso implica na vida social e financeira das pessoas”, afirmou Malgarete Acunha Linhares, diretora auxiliar da unidade.

Matrícula no Ceebja

As matrículas são presenciais e podem ser feitas diretamente na unidade do Ceebja Professor Orides Balotin Guerra, localizado na rua Naipi 237, no Centro de Foz do Iguaçu.

Para isso é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Histórico escolar;
  • Carteira de vacinação.

Caso o jovem ou adulto não possua histórico escolar, ele poderá se matricular. No entanto, passará por uma prova para certificação de que possui os conhecimentos básicos necessários a conclusão desse nível de educação.

Podem se matricular os estudantes que se enquadrem em uma das duas faixas etárias:

15 anos ou mais para o ensino fundamental e acima de 18 anos para o ensino médio.

Caso o aluno seja menor de 18 anos, ele terá que comparecer à Ceebja acompanhado pelos pais ou responsáveis legais, munidos dos seus documentos de identificação.

O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho e organizado para acontecer presencialmente, caso o cenário do município ainda permita isso.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.