SENAC tem 1,2 mil vagas para primeiro emprego em Minas Gerais

O SENAC do estado de Minas Gerais abriu 1,2 mil vagas para jovens que estão em busca do primeiro emprego. Os candidatos serão contratados como Jovem Aprendiz que, além da oportunidade de trabalho o programa também conta com a  formação técnico-profissional desses jovens.

SENAC tem 1,2 mil vagas para primeiro emprego em Minas Gerais
SENAC tem 1,2 mil vagas para primeiro emprego em Minas Gerais (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Vagas para primeiro emprego

Por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, o SENAC, de Minas Gerais abriu as inscrições para o preenchimento de 1,2 mil vagas de emprego, apenas para jovens que estão em busca do primeiro emprego.

Todos os jovens serão contratados como Jovem Aprendiz. Pois, o programa além de proporcionar o tão esperado primeiro emprego, ele também promove a inclusão social e a formação técnico-profissional dos jovens.

De acordo com Isana Cavalcanti, coordenadora de educação do Senac, o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial:

“Com o programa, além da empresa cumprir a legislação e ter redução de impostos, sua marca fica associada a uma ação positiva além de dar ao jovem, a sua primeira oportunidade de ingresso ao marcado de trabalho. Ou seja, é uma relação de ganha-ganha, completamente alinhada aos novos valores do universo corporativo”.

Os interessados devem realizar sua inscrição na página de processoseletivoaprendizagem. Ao cadastrar seu currículo, os jovens devem:

  • Realize a busca de vagas ao menos uma vez por semana;
  • Certifica-se de que a vaga de interesse está cadastrada em sua região, possibilitando seu deslocamento até a empresa.

Quem pode participar?

Confira os requisitos necessários para participar da seleção:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio;
  • Pessoas com deficiência não têm limite de idade.

Jovem Aprendiz

À contratação de Jovem Aprendiz é pautada na Lei 10.097/2000. Nela está escrito que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

Em todos as empresas o contrato de trabalho desses jovens tem duração de dois anos, durante esse período eles contarão com capacitação na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Para ser um Jovem Aprendiz é necessário ter de 14 a 24 anos incompletos, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e encontrar uma empresa que esteja contratando aprendizes. Podem participar também, candidatos PcD, nesse caso não há limite de idade.